CBMSC ORIENTA COMO A POPULAÇÃO DEVE AGIR EM CASO DE INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO

Durante três dias, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Campo Alegre, atuaram em um incêndio em vegetação na região da rua da Cascata, no município de Campo Alegre. O incêndio foi facilmente alimentado pelas palhas secas que estavam espalhadas em diversos pontos do terreno e pelas condições do vento. Esses fatores foram determinantes para que ocorresse reignição e as equipes tivessem que retornar ao local por mais dois dias para combater novos focos de incêndio.

Por isso, o CBMSC orienta que a população não inicie queimadas, principalmente a colocação de fogo em lixo, termos e pastagens. A orientação serve não somente para essa época de geadas e estiagem, mas para todo o decorrer do ano, uma vez que ações como essa podem ocasionar graves acidentes considerando a possibilidade de ventos que costumam acelerar a propagação de chamas.

Evitem, também, acender fogueiras em áreas de vegetação, jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beiras de estrada. Atitudes como essa, por vezes consideradas inofensivas, podem resultar em incêndios.

O CBMSC ressalta, ainda, que a Lei 9.605/98, chamada de Lei de Crimes Ambientais, prevê multas e até prisão para quem provocar incêndios em mata ou floresta e, para quem fabricar, transportar e/ou soltar balões.

Como agir em caso de incêndios em vegetação

Ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o CBMSC pelo 193. A tentativa de combate por alguém não capacitado pode ser realizada apenas se o fogo estiver no início, mas é preciso estar com ferramentas, roupas e equipamentos adequados.

Sem os devidos cuidados, a pessoa pode sofrer intoxicação pela inalação de fumaça e até mesmo queimaduras em decorrência do forte calor. Considerando os riscos à vida, bens materiais e ao meio ambiente, a principal orientação é evitar o início do fogo, em quaisquer circunstâncias.

Histórico da ocorrência

Às 14h10min de segunda-feira, 15, equipes do CBMSC em Campo Alegre foram acionadas para atendimento de uma ocorrência de incêndio em vegetação na rua da Cascata, em Campo Alegre. No local foi verificado que as chamas estavam espalhadas em diversos pontos, sendo facilmente alimentadas pelas palhas secas da vegetação e vento. Em virtude do terreno ser íngreme foram encontradas diversas dificuldades em combater o fogo, entre elas, a locomoção das equipes já que em alguns pontos o terreno era excessivamente inclinado.

Houve dificuldade também no deslocamento com batedores, bombas de água costais e soprador na subida, a propagação acelerada de baixo para cima pela inclinação e a impossibilidade de acesso com viaturas portadoras de água para resfriamento. A atuação do CBMSC se estendeu até as 20h30min e contou com o reforço de uma equipe de São Bento do Sul composta por quatro bombeiros. O trabalho foi praticamente todo braçal e demorado, mas foi possível eliminar os focos e as chamas. Não se sabe ao certo quantos litros de água foram usados, uma vez que foram enchidas, bombas costais muitas vezes.

Na terça-feira, 16, as equipes do CBMSC em Campo Alegre retornaram ao local do incêndio para verificar como estava a situação. Chegando lá foi verificado que ainda existiam chamas remanescentes, reascendidas pelas palhas secas da vegetação e pelo vento. O trabalho de combate foi reiniciado e se estendeu no decorrer do dia. A equipe iniciou às 9h10min e só deixou o local por volta das 18h30min. Neste dia eles contaram com o reforço da Defesa Civil Municipal com um trator e um tanque. O trabalho foi dividido entre ataque direto com o tanque da prefeitura e trabalho braçal com ferramentas de sapa e bombas costais. Foram utilizados cerca de 40 mil litros de água. A área atingida foi de aproximadamente 45mil km².

Na manhã de quarta, 17, a equipe se deslocou novamente para averiguar o local e novamente foi verificado que existiam chamas remanescentes, reascendidas por palhas secas da vegetação e condições do vento. Foram localizados cerca de 40 focos de reignição. No combate, que durou pouco mais de 2h, foram utilizadas ferramentas de sapa e bombas costais e cerca de 100 litros de água.

Texto: Cristina Schulze – assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.