O CBMSC iniciou nesta segunda-feira (16/01) um programa piloto com cães na Praia de Cabeçudas em Itajaí. O binômio formado pelo Sgt BM Amorim e o cão ICE, já consolidada como uma das melhores duplas de busca de pessoas e resgate terrestre, está atuando também na praia com um programa piloto de salvamento aquático.
O cão ICE e os seus treinadores (Sargento Amorim e Soldado Amorim) estão auxiliando nesta temporada os guarda-vidas civis da Praia de Cabeçudas nas atividades de prevenção e salvamento aquático. O cão será utilizado nas ocorrências em que o número pessoas sendo arrastadas ou se afogando for maior que número de guarda-vidas empenhados no resgate. Ao comando do seu condutor, o cão nada até a vítima entregando o lifebelt (flutuador utilizada no resgate). A manobra é feita a uma distância de segurança para que a vítima não tente se apioar no cão. Em seguida o cão começa a rebocar a vítima até a areia.
Por ser um cão com uma habilidade especial na água, ICE recebeu treinamento no último ano para realizar estas atividades no mar. Ele é o primeiro cão do Brasil a passar por esse tipo de treinamento e a auxiliar os guarda-vidas nas praias e estará atuando durante a Operação Veraneio na cidade de Itajaí.
Créditos: 1º Ten BM Wilson Ribeiro