Na manhã de quinta-feira, 27, o comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) se reuniu com os comandantes dos batalhões do litoral catarinense para apresentação do relatório final da Operação Veraneio 2022/2023 e início dos planejamentos para próxima operação com avaliações e novas proposições.
A operação veraneio é a maior operação do CBMSC e envolve ações de planejamento, organização e controle que resultam na execução da prevenção e salvamento aquático no território catarinense. "Trabalhamos em todas as frentes para sermos cada vez mais técnicos nas tomadas de decisão e tornarmos essa operação cada vez mais segura para os catarinenses e turistas que visitam nosso estado", afirmou o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
O Comandante-Geral ressaltou, também, que para esta operação o governo do estado investiu cerca de R$27 milhões de reais, o que sem dúvida contribui para o sucesso da operação com muita ação preventiva, salvamentos e uma população cada vez mais segura.
A Operação Veraneio acontece em três etapas: a pré-temporada que iniciou dia 15 de outubro de 2022 e foi até 16 de dezembro de 2022, a temporada entre os dias 17 de dezembro de 2022 e 26 de fevereiro de 2023 e a pós-temporada de 27 de fevereiro a 09 de abril, deste ano, calendário previamente determinado.
A pré-temporada é o período em que os postos de guarda-vidas começam a ser ativados gradativamente, na temporada todos estão ativados todos os dias e na pós-temporada gradativamente começam a ser desativados, de acordo com a necessidade estudada previamente. Salientamos que em algumas praias, por conta do fluxo de pessoas e turistas, há o serviço durante todo o ano.
A atuação da Operação Veraneio 22/23 garantiu a presença direta de mais de 2.200 guarda-vidas, entre civis e militares, em 33 municípios, 158 balneários/estâncias, somando 411 postos. Durante todo período da operação foram realizadas 17 milhões de ações de prevenção e 4.638 salvamentos.
As ações de prevenção e salvamento aquático nesse período entre temporadas irá permanecer disponível em 13 municípios, com alguns postos de guarda-vidas ativos, sendo alguns todos os dias e outros nos finais de semana e feriado de acordo com a experiência da corporação e estudos realizados, sendo que estes poderão ser verificados por meio do nosso aplicativo "CBMSC - Cidadão". Os municípios atendidos nesse período são eles: Barra Velha, Balneário Barra do Sul, Piçarras, Itajaí, Itapoá, Navegantes, Penha, São Francisco do Sul, Itapema, Balneário Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos e Palhoça.
Comandante-geral - coronel Fabiano de Souza
Projeto Golfinho
O Projeto Golfinho é um Programa de Conscientização e Prevenção sobre os perigos dos ambientes aquáticos que objetiva educar crianças entre 9 e 13 anos de idade, orientando de maneira lúdica os participantes sobre a utilização segura das praias, rios, lagoas e piscinas.
O projeto formou 9.837 crianças, o que representa um crescimento de 31% no alcance do projeto em relação à operação anterior. Destaque também para o Projeto Praia Acessível que atendeu 1.316 pessoas com a utilização de 80 cadeiras anfíbias em todo estado.
Excelência no salvamento aquático
Santa Catarina apresenta destaque em competições de salvamento aquático e é a atual campeã brasileira com título conquistado em Torres no ano de 2022, quando se tornou o estado com maior quantidade de títulos já conquistados no esporte de salvamento aquático.
Além disso possui seis títulos nacionais e já foi quatro vezes vice-campeã, o que destaca a qualidade e treinamento das equipes que atuam com salvamento aquático no CBMSC e reforça a nossa maior missão que é a redução do número de mortes por afogamento em Santa Catarina.