PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (306 palavras)

CBMSC FORMA NOVOS BOMBEIROS MILITARES EM CURSO DE BUSCA E RESGATE EM ESTRUTURAS COLAPSADAS

Com o objetivo de aprimorar cada vez mais o conhecimento dos bombeiros militares, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou na última semana, em Tijucas, mais um Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC). No total, mais 24 bombeiros estão aptos para ocorrências desta natureza.



O curso é dividido em duas etapas, uma parte teórica em Ensino a Distância preliminar e a segunda englobando teórica e prática. "O curso é voltado para aqueles que fazem parte das Forças-Tarefas do CBMSC, onde eles podem aprender na prática as técnicas para buscar, localizar, acessar e resgatar as vítimas em estruturas colapsadas", explica o presidente da coordenadoria de BREC do CBMSC, major Renan Fernandes. 



Na cidade de Tijucas fica localizado o Centro de Treinamento de BREC, com a estrutura montada especialmente para as capacitações dos bombeiros. "É importante que todos os participantes tenham a experiência de uma ocorrência desta natureza, por isso ao fim eles são submetidos a uma espécie de simulado", acrescenta Fernandes.



O curso foi construído adotando a doutrina INSARAG que é o balizamento de busca e resgate da Organização das Nações Unidas (ONU) reconhecido internacionalmente. Além disso, capacita o bombeiro para atuar em ocorrências envolvendo o colapso de estruturas, como desabamentos, explosões e até terremotos.


Créditos:
Texto: Manuela Silva - Assessoria de Imprensa do 4º BBM
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193