PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (454 palavras)

CBMSC FORMA 16 NOVOS MERGULHADORES

Na manhã terça-feira, 17, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com sede em Itajaí, realizou a solenidade de formatura do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT), turma de 2023. 

O mergulho autônomo é uma técnica de mergulho que permite aos mergulhadores explorar o fundo do mar e realizar diversas atividades subaquáticas sem depender de equipamentos de superfície. Para bombeiros militares, o mergulho autônomo é uma habilidade essencial para o resgate de vítimas em situações de afogamento, naufrágio ou enchentes.

O curso de mergulhador autônomo específico para bombeiros militares é um programa de treinamento avançado que capacita os bombeiros a atuarem em ambientes subaquáticos com segurança e eficiência. O curso é ministrado por instrutores altamente qualificados e experientes, que ensinam as técnicas mais recentes de mergulho autônomo e os protocolos de segurança mais rigorosos.



O curso é dividido em duas partes principais: teoria e prática. Na primeira parte, os bombeiros aprendem sobre a física do mergulho, os efeitos da pressão, a fisiologia do mergulhador, as técnicas de respiração, a utilização de equipamentos de mergulho autônomo, entre outros tópicos relevantes. É fundamental que dominem esses conceitos para garantir a segurança durante as operações subaquáticas.

Na segunda parte do curso, os bombeiros colocam em prática o que aprenderam na teoria. Eles realizam mergulhos em piscinas e em ambientes naturais, como rios, lagos e mares. Durante essas práticas, os alunos aprendem a usar o equipamento de mergulho autônomo corretamente, a realizar manobras de segurança, a navegar subaquáticamente, a identificar sinais de perigo e a lidar com emergências.



O Curso de Mergulho Autônomo temum total de 219 horas/aula. Com mais de 20 inscritos no processo seletivo, foram aprovados e matriculados 18 alunos do CBMSC, 01 do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e 01 do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia. Destes, houve 04 alunos desistentes, formando-se 16 bravos mergulhadores.

Como reconhecimento pela dedicação e empenho demonstrados ao longo do curso 2023, o aluno cabo Fabiano Klein recebeu uma lembrança, por ter conquistado a primeira colocação da turma.

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar a realizar operações de busca e resgate subaquático, utilizando adequadamente todas as técnicas e táticas referentes ao mergulho livre e ao mergulho autônomo frente a situações emergenciais. 


Créditos:
Texto: estagiária Maeury Victoria Pleposki
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193