CBMSC ENCERRA CAMPANHA DO AGASALHO 2023

Com a chegada do frio, praticar a solidariedade se torna ainda mais importante pois há muitas famílias que necessitam. Por isso, entre os meses de maio e julho o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou a Campanha do Agasalho 2023 com arrecadação de doações de roupas, calçados e cobertores em todos os municípios que contam com atendimento dos bombeiros militares.

Em Florianópolis, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) recebeu cerca de 90 peças de roupas que foram destinadas para o projeto Somar Floripa. Ainda no município, os quartéis do 1º Batalhão de Bombeiros Militar receberam mais de 3 mil peças de roupas, calçados e cobertores.

Em Salto Veloso, município que pertence ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Curitibanos, as doações recebidas no município foram entregues para a Assistência Social do município.

Em Lages a campanha do agasalho do CBMSC contou com o reforço de bombeiros comunitários, servidores do SAMU, funcionários civis, que junto com a comunidade somaram a essa ação tão importante de arrecadação. Foram recebidas peças de roupas para homens, mulheres e também para crianças, além de roupas de cama e cobertores. Após triagem os donativos foram entregues para a APAE e o Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos, ambos em Lages. O quartel de Bom Retiro arrecadou 120 peças de roupas para adultos e crianças, além de calçados e cobertores. Todos os itens foram entregues à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município que ficará responsável pela distribuição às famílias necessitadas. Esses dois quartéis pertencem ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar.

No Sul e Extremo Sul do Estado, área de atuação do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, boa parte das arrecadações foram destinadas aos atingidos pelas chuvas no mês de junho em Praia Grande. Já em cidades como Içara, Urussanga e Araranguá, as doações foram enviadas para as assistências sociais dos municípios.

O 6º Batalhão de Bombeiros Militar que tem sua sede em Chapecó, arrecadou 20kg de roupas em Pinhalzinho, 80kg em Chapecó, 10kg em Itá e 20kg de donativos em Seara. Todos foram destinados à Secretaria de Assistência Social dos municípios. No município de Modelo as doações também foram entregues para a Assistência Social do município que dará a devida destinação aos donativos.

Em Itajaí a campanha do agasalho do CBMSC contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social do município, que se somou aos esforços para arrecadar donativos para aquecer as famílias que tanto precisam. As mais de 70 peças recebidas foram direcionadas para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Em Tubarão as doações foram entregues na Fundação de Desenvolvimento Social do município que fará a distribuição para famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAs). Foram recebidas mais de 500 peças entre roupas, calçados e cobertores.

Em Irineópolis, município que pertence ao 9º Batalhão de Bombeiros Militar que tem sua sede em Canoinhas, foram recebidas cerca de 15 sacolas contendo roupas e calçados a serem destinados a famílias que necessitam deste tipo de doação. Em Mafra, que também pertence ao 9ºBBM, foram arrecadados 690 quilos de roupas que foram entregues ao Centro de Referência de Assistência Social do município, que dará o direcionamento das doações para famílias atendidas pela instituição e para as que possuem Cadastro Único por meio da Boutique Social do CRAS. A Boutique Social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação funciona no CRAS Central e realiza uma campanha permanente de doações de roupas e calçados a fim de atender de forma contínua às famílias necessitadas.

No 12º Batalhão de Bombeiros Militar com sede em São Miguel do Oeste, o município de Maravilha destinou as doações recebidas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer que ficará responsável pela triagem e destinação das peças para as famílias necessitadas. Ao todo foram recebidas mais de 90 peças de roupas, além de calçados e cobertores. Em Cunha Porã as mais de 500 unidades de roupas, cobertores e calçados foram repassadas para a Assistência Social do município.

Em Balneário Camboriú e Itapema as doações foram entregues para as assistências sociais dos municípios, sendo que em Balneário Camboriú foi deixado também uma caixa em frente ao Grupo de Busca e Salvamento (GBS), para que pessoas em situação de rua pudessem pegar aquilo que fosse da sua necessidade.

Na área do 14º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Xanxerê, a campanha do agasalho resultou na doação de mais de 700 peças, entre roupas, cobertores e pares de sapatos. Toda a arrecadação foi destinada a instituições carentes dos municípios através de parcerias, principalmente com as secretarias de assistência social e defesa civil. Em Faxinal dos Guedes, que pertence ao 14ºBBM, foram arrecadadas 27 peças de roupa que foram entregues para a assistência social da cidade.

No município de Ituporanga, que pertence ao 15º Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Rio do Sul, as doações recebidas foram entregues ao Lar da Solidariedade que atende às famílias carentes da região. A entidade, importante instituição no suporte a famílias de baixa renda, é mantida com recursos municipais e doações da comunidade. São atendidas em média 300 famílias por mês com uma estimativa de 900 a 1000 pessoas.

Texto: Cristina Schulze - assessora de imprensa do CBMSC e comunicação social dos quartéis
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.