Em alusão ao Maio Amarelo, mês destinado à prevenção de acidentes de trânsito, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Seara, realizou no dia 11 um simulado de resgate veicular, a pedido da maior empresa do município. Na ocasião, bombeiros militares e comunitários simularam o atendimento a uma vítima presa às ferragens, conforme protocolo da corporação.
Durante a simulação, uma vítima foi posicionada no interior de um veículo, devidamente maquiada imitando ferimentos, o qual simulava uma colisão contra um objeto. Para a remoção da vítima do interior do automóvel, a equipe de bombeiros demonstrou a técnica de desencarceramento denominada retirada de teto. Nessa técnica, com o uso do moto desencarcerador e de serra sabre, são cortadas todas as colunas do veículo (A, B e C) além do gerenciamento de todos os vidros, retirando em sua totalidade o teto do veículo. A técnica proporciona um ganho de espaço muito bom para o trabalho e é de fácil entendimento para o público presente.
É importante destacar que foi empregada uma equipe de resgate treinada, a qual realizou todos os doze passos da rotina de resgate. Também esteve presente no local um narrador que efetuou a explicação em tempo real do trabalho. Além dos colaboradores da empresa, o público em geral também prestigiou o evento que contou com o apoio da Polícia Militar.