PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (437 palavras)

CBMSC EM SÃO JOSÉ FINALIZA TREINAMENTO OPERACIONAL

No mês de abril, ocorreu um Treinamento Operacional (TO) para bombeiros militares e comunitários em resgate veicular, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio, organizado pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), em São José.

O objetivo principal do TO é capacitar os bombeiros para lidar com emergências de maneira segura e eficiente, protegendo a população e preservando o patrimônio. O 10º BBM compromete-se em fornecer serviços de qualidade à comunidade, e a constante capacitação dos profissionais é uma estratégia para alcançar essa meta.



Etapa 1 - Combate a Incêndio Estrutural (CIE)


A primeira etapa do TO teve início na segunda-feira, dia 03, com a parte teórica na sede do batalhão pela manhã. Em sua parte prática, as equipes se aprofundaram em técnicas de progressão durante o incêndio, uso do "Blitz Attack" e simulações de combate a diferentes focos em uma única cena.



Etapa 2 - Resgate Veicular (RVE)


Na segunda etapa do treinamento, que teve início na terça-feira, 11, no pátio da polícia civil, o foco principal foi o atendimento a acidentes de trânsito e desencarceramento de vítimas. Foram criadas cenas de acidentes já atendidos pelo 10ºBBM para que os militares pudessem reviver o momento e encontrar maneiras mais eficientes de prestar serviço à sociedade.

Durante os dois dias de treinamento de RVE, os bombeiros trabalharam em 8 situações diferentes de resgate, com a utilização de caminhões a carros blindados.



Etapa 3 - Atendimento Pré-Hospitalar (APH)


No dia 19, ocorreu a última parte do TO do 10º BBM, envolvendo a área de APH. Destaca-se, neste último dia, as aulas voltadas para protocolo do CBMSC de APH, síndrome do esmagamento, síndrome compartimental e hemorragias.

Foram oito horas, as quais os bombeiros comunitários e militares foram avaliados em ocorrências que simularam a realidade, bem como receberam as últimas atualizações do APH, a fim de aprimorar o atendimento destinado à sociedade.



Ao final de todas as etapas, os participantes do treinamento e instrutores foram recebidos na sede do 10ºBBM com um churrasco de confraternização, bem como, receberam uma camiseta do curso como lembrança.


Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193