No dia 28 de março o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Piratuba foi incumbido de realizar vistoria na Usina Machadinho. Apesar de a usina estar localizada na fronteira entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a competência fiscalizadora reside no CBMSC.
A inspeção, que durou cerca de três horas, contemplou uma área total de vinte e 26,583 m² (seis mil, quinhentos e oitenta e três metros quadrados). Anualmente, tal vistoria é realizada para a renovação do Atestado de Funcionamento. No entanto, neste ano, em específico, foi necessário proceder com uma atualização no Atestado de Habite-se da edificação, devido à modernização do sistema de alarme e detecção de incêndio.
Quando se trata de sistemas preventivos contra incêndio, a Usina em questão é a edificação mais complexa de toda a região. Ademais dos sistemas básicos, há também o sistema mulsifyre, que utiliza água nebulizada, além de um sistema fixo de pó químico seco, alimentado por uma bateria de extintores.