Na madrugada do dia 20, aproximadamente 04:00, as equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Palhoça foram acionadas para um incêndio em uma residência mista, construída em alvenaria/madeira, com aproximadamente 60m².
Ao chegar ao local, a equipe de plantão do caminhão de primeira resposta (ABTR-43) encontrou algumas chamas ainda presentes, mas o material combustível já estava praticamente exaurido. A equipe fez a extinção dos focos recentes e iniciou o rescaldo, solicitando apoio do Auto tanque (AT-59), que fez o abastecimento do caminhão principal e permaneceu no local até o fim das ações da guarnição.
Durante a avaliação do local, o acesso à edificação estava aberto. O combate e a montagem do estabelecimento ocorreram normalmente sem alterações, e o combate ao incêndio foi realizado em todos os ambientes da residência, utilizando aproximadamente 4.000 litros de água. Infelizmente, a residência foi totalmente consumida pelas chamas, tendo perda total de eletrodomésticos, utensílios de cozinha, dois botijões de gás e um veículo Palio, que estava na garagem.
Durante o atendimento, a equipe da viatura AR-133 prestou socorro a uma vítima com queimadura de 2º grau, fazendo lavagem no local e curativo para evitar acúmulo de sujeira e atrito, mas orientou que fosse providenciado um atendimento médico imediato, já que o curativo não deveria permanecer por muito tempo. A vítima relatou que tentou adentrar o local para salvar seu cachorro, que não foi encontrado pelas equipes.
Na investigação, a perícia rápida não foi realizada, mas segundo o proprietário, o foco inicial do incêndio foi na cozinha. A guarnição orientou o proprietário sobre a necessidade de preservar o local até a chegada da equipe de investigação. A Polícia Militar também prestou auxílio nessa ocorrência.