PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (463 palavras)

CBMSC EM MONDAÍ APOIA DEFESA CIVIL DURANTE CHEIA DO RIO URUGUAI

Desde a última sexta-feira, 06, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Mondaí manteve sua equipe de sobreaviso em resposta aos eventos climáticos que assolam o nosso estado. No sábado, 07, a unidade de Mondaí desempenhou um papel crucial ao auxiliar no monitoramento de nível do Rio Uruguai, uma ação vital para a segurança da região.

A cidade de Mondaí, como muitas outras na região, estava enfrentando uma situação crítica devido às fortes chuvas e ao aumento do nível do rio. O desafio era monitorar o rio e obter informações em tempo real para tomar medidas preventivas e de resposta em caso de necessidade. A situação era ainda mais complicada devido à limitação da régua existente na cidade, que se estendia apenas até a marca de 7m. 



Para superar essa limitação, os bombeiros utilizaram réguas improvisadas para auxiliar no monitoramento. Com essas réguas, a equipe de Mondaí conseguiu acompanhar e registrar o nível do Rio Uruguai a cada hora, fornecendo informações vitais para a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC) de Mondaí.

O trabalho conjunto entre o CBMSC em Mondaí e a COMPDEC permitiu uma percepção mais efetiva do evento hidrológico em curso. As informações em tempo real possibilitaram que a equipe da Defesa Civil de Mondaí tomasse decisões rápidas para proteger a população e os bens da cidade.

De acordo com os registros meticulosamente mantidos pelas equipes, o pico do nível do Rio Uruguai em Mondaí ocorreu às 11h de domingo, 08, atingindo a marca crítica de 10,66 metros. Esses dados precisos foram essenciais para o planejamento e execução das ações de resposta à enchente, garantindo a segurança da comunidade. 



O CBMSC em Mondaí demonstrou, mais uma vez, seu comprometimento com a segurança pública e a proteção da comunidade. A cooperação entre as autoridades locais e os bombeiros foi fundamental para enfrentar esse desafio natural, e a rápida resposta do Corpo de Bombeiros Militar contribuiu para mitigar os impactos da cheia do Rio Uruguai em Mondaí. A cidade continua a monitorar de perto a situação e a tomar medidas preventivas, demonstrando a importância da preparação e da colaboração em situações de emergência. 


Créditos:
Texto: 3º sargento Tiago Sidnei Bieger
Imagens: Divulgação CBMSC/Mondaí
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193