O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) com sede em Mafra participou do programa de educação continuada "Segurança nas Escolas", da Coordenadoria Estadual de Educação. A palestra foi realizada na última terça-feira (16), com abordagem de atendimento em Primeiros Socorros em ocorrências que, porventura, envolvam alunos, funcionários e professores da rede pública estadual. A ação tem ênfase no cumprimento da Lei Lucas (nº 13.722, de 2018).
A Lei Lucas determina que em todos os estabelecimentos de ensino, professores e funcionários estejam capacitados para prestar o primeiro atendimento em ocorrências que coloquem a vida dos alunos e colaboradores em risco. Assim, os profissionais podem agir em benefício de um aluno que precise de socorro, até a chegada de uma unidade especializada.
Durante as instruções, os profissionais tiveram a oportunidade de relembrar ou conhecer ações básicas e importantes de primeiro atendimento, que podem salvar a vida de alguém em caso de emergência. As ações de prevenção proporcionam um ambiente mais seguro e possibilitam que cada vez mais pessoas sejam instruídas para minimizar ou reduzir o agravamento de lesões.
Na manhã de terça-feira, aproximadamente 100 professores de várias escolas da cidade de Mafra reuniram-se no auditório do colégio Gustavo Friedrich. No período da tarde, um público de 120 professores participou das instruções na escola Santo Antônio. Na quarta-feira (17), a palestra foi ministrada para aproximadamente 60 professores, na escola Francisco Izabel. As palestras foram ministradas pelo 2° sargento Carlos Anderson Kujavski.
De acordo com os bombeiros de Mafra, a parceria demonstrou que o CBMSC pode atingir um público maior no período de férias escolares, pois fora deste período, fica mais difícil conciliar a agenda dos profissionais com a corporação. Além disso, os militares colocam-se à disposição para parcerias em projetos de prevenção a acidentes e ações de primeiros socorros, mantendo abertas as portas do quartel de Mafra.