CBMSC EM LAGES ENTREGA DE ELOGIOS EM RECONHECIMENTO AOS BOMBEIROS QUE ATUARAM DURANTE AS CHUVAS E NO SIMULADO DE RESGATE DE VÍTIMAS EM SITUAÇÃO DE DESASTRE

Na quinta-feira, 07, o Comando do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM) realizou a entrega dos elogios aos bombeiros militares e comunitários que atuaram em duas situações distintas e de grande importância para o Batalhão: o apoio operacional à região do Alto Vale do Itajaí prestado pela Força-Tarefa (FT-05) nos meses de outubro e novembro e a realização de um simulado de resgate de vítimas de desastre no município de Lages.

Nos meses de outubro e novembro deste ano, Santa Catarina enfrentou volumes de chuva que atingiram níveis históricos. Especialmente a região do Alto Vale do Itajaí sofreu com inundações que demandaram a atuação constante por parte do CBMSC, superando em muito a capacidade de resposta local. Nesse cenário, a FT-05 foi acionada em algumas oportunidades para deslocar ao Alto Vale e prestar apoio no atendimento daquela comunidade, além de, isoladamente, militares do 5º BBM também deslocarem para atuação em missões de restabelecimento da normalidade.

O simulado, por sua vez, ocorreu em sede do III Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres e 1º Fórum Internacional de Universidades Parceiras na Prevenção de Riscos e Desastres, realizado pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/UDESC). Tratou-se de uma reprodução simulada de ocorrência de busca e resgate de vítimas em um desastre, mais especificamente um deslizamento de terra com colapso de estruturas, que contou com a participação de outros órgãos, tais como SAMU, PMSC, Polícia Científica e Exército Brasileiro. O 5º BBM teve papel protagonista e assumiu a gestão e a coordenação das forças de trabalho para a realização do objetivo, desde a idealização da atividade, até a própria execução da operação de resgate.

Por todo o exposto, de forma a valorizar esses profissionais, o comando do 5º BBM organizou uma singela confraternização, oportunidade em que entregou a materialização dos elogios aos convidados que se fizeram presentes e reconheceu, perante a todos, a dedicação e a abnegação destes profissionais que elevaram o nome do Batalhão e do CBMSC perante a comunidade.

Texto: estagiária Ana Carolina Luz
Imagens: Divulgação CBMSC/Lages
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.