No dia 25 de setembro, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Lages completou 59 anos de história. O primeiro quartel em Lages foi instalado em 25 de setembro de 1965, com a histórica denominação de Posto Avançado de Lages, composto por um efetivo de 12 Bombeiros sob o comando do Subtenente Eurides Manoel da Silva e dotado de uma viatura Ford F-600 para combate a incêndios. Em 18 de março de 2006, a OBM de Lages foi elevada à condição de Batalhão, 5º Batalhão de Bombeiros Militar, sendo responsável pelo atendimento nos municípios da região Serrana.
Durante a semana de aniversário, entre os dias 23 e 28 setembro, o 5º BBM realizou diversas ações. Escolas de educação básica de Lages realizaram visitas ao quartel, onde os estudantes puderam conhecer as instalações, viaturas, equipamentos e materiais e aprender um pouco sobre o trabalho desempenhado pelos Bombeiros Militares na comunidade.
Nos dias 25 e 26, em parceria com o HEMOSC, militares, bombeiros comunitários, estagiários e demais colaboradores civis participaram de ação de doação de sangue, contribuindo para a manutenção dos estoques do banco de sangue, bem como chamando a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue e como este gesto simples pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas que precisam de uma transfusão.
Nos dias 26 e 27, foi realizado, em parceria com o Lages Shopping Center, treinamento de resgate veicular com militares e bombeiros comunitários de várias OBMs do 5ºBBM. Tendo a estrutura do Shopping como apoio e parte do estacionamento transformado em área de simulados de resgate, os participantes tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre RVE e treinar técnicas avançadas de desencarceramento e resgate.
Os resgatistas contaram ainda com os olhares curiosos dos clientes do shopping que puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos Bombeiros em um resgate veicular. Ainda com a parceria do Lages Shopping Center, nos dias 28 e 29 foi realizada uma exposição do 5º Batalhão na parte interna do Shopping. Os frequentadores do shopping puderam conhecer materiais, equipamentos, fardamentos e tiveram acesso a dicas de prevenção através da interação com os militares e bombeiros comunitários, além de receberem folders com dicas de segurança e tirar fotos com equipamentos de segurança e displays.