PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (498 palavras)

CBMSC EM JOAÇABA REALIZA TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO ESTRUTURAL PARA EFETIVO DE CANOINHAS


Nos dias 04 e 05, foi realizado nas dependências do 11° Batalhão de Bombeiros Militar (11°BBM), com sede no município de Joaçaba, um treinamento de combate a incêndio estrutural para parte do efetivo do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9°BBM), em Canoinhas, contando com a presença de 20 bombeiros militares e comunitários oriundos dos municípios de Canoinhas, Major Vieira, Três Barras, Porto União, Irineópolis, Mafra e Monte Castelo.



O treinamento foi dividido em oficinas, sendo que no primeiro dia, foram realizadas as instruções de técnicas e tipos de jatos; arrombamento e entrada forçada; manipulação de vítimas, buscas de vítimas às cegas e simulação de flashover. 



No simulador de flashover os alunos tiveram a oportunidade de visualizar as fases do incêndio (inicial, crescimento, desenvolvimento completo e diminuição) podendo perceber na prática os diversos fenômenos possíveis, os quais podem oferecer riscos aos bombeiros durante o combate, à exemplo do flashover - comportamento extremo do fogo, com ignição simultânea de todos os combustíveis em um ambiente ao se atingir a temperatura de autoignição. 

No segundo dia de treinamento, os bombeiros alunos passaram pelas oficinas de técnicas de progressão em ambientes com incêndio confinado, utilizando ventilação hidráulica e ataque transicional. 



No contêiner de simulação de incêndio confinado em edificação, divididos em duplas, os bombeiros enfrentaram um ambiente com diversos focos de incêndio, com limitação de ventilação e pouquíssima visibilidade, colocando em prática a junção das técnicas aplicadas nas oficinas anteriores.

A atividade foi realizada no 11°BBM, o qual conta com uma estrutura de contêineres especialmente preparados para simular diversos tipos de ocorrências de incêndio, atendidas no cotidiano das equipes de plantão. O objetivo dos treinamentos é manter os bombeiros atualizados, aprendendo novas técnicas e aprimorando as antigas, de modo a realizar um trabalho com segurança e eficiência, melhorando ainda mais o atendimento à sociedade.



Além da estrutura física, o 11º BBM conta com uma equipe de instrutores capacitados para desenvolvimento da atividade, atuando tanto na instrução do efetivo local, como capacitando bombeiros militares e comunitários de outros batalhões do estado. Participaram do treinamento os seguintes instrutores do 11°BBM: major Ilton Schpil, sargento Thiago Quioca, sargento Leno Claudinei Dal Bosco Carlesso e soldado Deyneson dos Santos Borba. Na ocasião a equipe de instrução trabalhou em conjunto com os instrutores provenientes do 9° BBM (Canoinhas), sendo eles: cabo Nelson Marcel Drosdoski, soldado Rafael Seidel e soldado Marcos Ludovico Schmidt.


Créditos:
Texto: major Ilton Schpil e sargento Thiago Quioca
Imagens: Divulgação CBMSC/Joaçaba
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193