PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (711 palavras)

CBMSC EM ITAJAÍ MINISTRA PALESTRA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO VICTOR MEIRELLES

Na tarde de quinta-feira, 09, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Itajaí, realizou uma palestra de prevenção ao suicídio na Escola Estadual de Ensino Médio Victor Meirelles. 

A palestra foi ministrada pelo cabo Thales Felippe Fernandes da Silva, o qual é formado em biologia e pós-graduado em neurociência e comportamento. Por ser bombeiro militar, ele se interessou pelo assunto depois de perceber que ocorrências atendidas em seu dia de serviço, relacionadas à depressão ou tentativas de suicídio estão sendo recorrentes, principalmente com jovens entre 15 e 20 anos. 



Devido a essa preocupação realizou o curso de prevenção do suicídio para os profissionais da segurança pública, disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e vislumbrou a possibilidade de ajudar e diminuir essa triste estatística. Neste curso foi discutido o motivo do aumento do suicídio juvenil. O tema é complexo, porém podem ser identificados alguns fatores que contribuem, tais quais: mudanças na estrutura da família; melhores condições econômicas que as famílias passaram a oferecer aos jovens, principalmente os que nasceram no novo milênio depois do ano de 2000, a chamada "geração arroba";

A facilidade e acesso a drogas e ao álcool sempre existiu, entretanto agora é cada vez mais precoce o uso e a facilidade a estes; Esse abuso da quantidade de álcool, muitas vezes já na infância com 10 ou 11 anos; As festas, as reuniões sociais e também menos religiosidade, porque a religiosidade é um fator de proteção, sendo um fator de risco para o suicídio caso não tenha; e um destaque especial para o isolamento havendo diferenças por exemplo entre o isolamento que a pandemia exigiu para aquele isolamento que o próprio jovem se coloca, ficando isolado, em geral no quarto e em sofrimento.

Estudos mostram que as pessoas com depressão ficam mais tempo na rede social, chamada "geração do quarto". A geração "Onde ele está?", "no quarto". Segundo o cabo Felippe, já há um planejamento de realização da palestra em outras escolas durante o ano e se possível estender esse projeto.



Conforme o capitão Douglas Tomaz Machado, comandante da primeira Companhia de Bombeiros Militar com sede em Itajaí, depressão e suicídio têm muitos tabus, o principal deles é falar sobre o tema. Consoante ele, o que prejudica é julgar os outros, mas falar sobre o tema ajuda e muito, principalmente para aquele que está em sofrimento. Todos nós passamos por algum tipo de sofrimento psicológico em algum momento da vida, o que não é bom é que esse sofrimento seja frequente. Com as orientações repassadas pelo cabo Felippe os alunos aprendem também a reconhecer os sinais de alerta e assim podem oferecer apoio aos colegas. Alguns sinais de alerta são: irritabilidade, reatividade, isolamento, comportamentos mal adaptativos.

O capitão Tomaz parabeniza imensamente o cabo Felippe pela iniciativa e tem certeza que o fato de trazer esse tema aos jovens e oportunizar que expressem seus sentimentos irá diminuir muito seus sofrimentos, assim prevenindo o suicídio e melhorando a qualidade de vida.


Recomendações para ter uma vida equilibrada:

  • Praticar atividade física regular e moderada
  • Alimentação saudável
  • valorizar família e os amigos (tolerância - todos tem qualidades e pontos a melhorar)
  • buscar ajuda psicológica e médica não é sinal de fraqueza
  • Descansar
  • Não gastar mais do que ganha
  • Espiritualidade


Centro de Valorização da Vida - CVV - Ligue 188

Atendimento voluntário e gratuit a todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias

Acesse o site aqui


Fonte: curso de prevenção do suicídio para os profissionais da segurança disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No ano passado o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), em Itajaí, também realizou uma palestra sobre prevenção ao suicídio com os militares, veja a matéria completa no link.


Créditos:
Texto: estagiária Maeury Victoria Pleposki
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193