PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (472 palavras)

CBMSC EM GASPAR REALIZA TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO ESTRUTURAL COM A PARTICIPAÇÃO DE BOMBEIROS MILITARES, COMUNITÁRIOS E VOLUNTÁRIOS

Entre os dias 29 e 30 de agosto a Organização de Bombeiros Militar (OBM) de Gaspar, sediou o Treinamento de Combate a Incêndio Estrutural (TCIE) do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM), que contou com a participação de 21 bombeiros, dentre eles militares e comunitários, dos quartéis de Timbó, Brusque e Botuverá. Bombeiros Voluntários de Ilhota também participaram do treinamento. 

Além de reforçar fundamentos, a instrução trouxe atualizações importantes e padronização de condutas em ocorrências com outras OBM e Corporações. O treinamento iniciou com o nivelamento de conhecimento com instruções teóricas, e posteriormente, oficinas práticas com o intuito dos discentes aplicarem o que foi passado em sala. 



Nos dois dias, foram passados novos procedimentos padrões que a corporação vem atualizando, como também técnicas e oficinas práticas que podem ser levadas às equipes de serviço, com o intuito de aumentar o range de conhecimento, e não ser utilizado somente o padrão que comumente os combatentes utilizam. Foram passadas técnicas de aduchamento de mangueira, como hose pack e cleveland, montagem de estabelecimento em edificações verticalizadas, ataque transicional, ventilação hidráulica, uso do ventilador em incêndios de forma ofensiva e defensiva, progressão em situações de incêndio.

Os Instrutores também confeccionaram e levaram aos alunos uma casa de acrílico, que simula a edificação tomada pelas chamas, e com ela, foi possível aplicar técnicas de ventilação com pressão positiva e negativa, para conseguir visualizar com mais clareza, o comportamento e a importância correta da ventilação. 



No final do treinamento, foi realizado um simulado em uma edificação ainda em obras, onde pode-se aplicar todo o conhecimento que foi adquirido durante o treinamento. Nesse momento, os alunos foram dispostos em equipes, e com uma simulação de ocorrência, foi possível unir todos os conhecimentos, e realizar a operação. Na operação os instrutores simularam um incêndio em uma edificação de 03 pavimentos, onde seria necessário dimensionar e montar o estabelecimento, e realizar a operação, onde em um apartamento as chamas haviam tomado todo o cômodo, e no outro apartamento havia uma vítima, já inconsciente, onde seria necessário o encontro dela realizando uma busca às cegas. 


Créditos:
Texto: soldado Victor Hugo Amaral
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193