PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (402 palavras)

CBMSC EM GASPAR ATENDE OCORRÊNCIA DE INCÊNDIO EM EDIFICAÇÃO MISTA

No último sábado, 05, por volta das 6h, às equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) em Gaspar foram acionadas para atender a uma ocorrência de incêndio em uma edificação mista composta por uma residência no andar superior, construída em madeira, e uma facção de malhas no piso inferior em alvenaria. A edificação fica no bairro Sete de Setembro em Gaspar.

A equipe da Organização de Bombeiro Militar (OBM) de Gaspar se deslocou com um caminhão Auto Busca e Salvamento (ABS-09), um Auto Tanque (AT-03) e uma ambulância Auto Socorro Urgência (ASU-440) e na chegada constatou que o andar superior já estava tomado pelas chamas.



O trabalho foi iniciado com a proteção das casas vizinhas e do andar inferior da residência. Para isso, o local foi isolado e todas as pessoas foram retiradas do entorno para que fosse possível realizar o gerenciamento dos riscos, desligamento da energia elétrica e verificação às instalações de gás, por exemplo.

Foram montadas duas linhas de ataque, que foram conectadas a uma adutora para iniciar o combate. A estratégia foi o ataque direto às chamas, para fazer com que o fogo diminuísse de tamanho, e juntamente a isso, um ataque marginal nas edificações vizinhas protegendo as mesmas e a facção que se encontrava no andar térreo. Esta foi salva por completo, visto que a parte inferior era de alvenaria e possuía uma laje, o que criou uma compartimentação entre os dois andares, auxiliando os combatentes para que não alastrasse às chamas.



Por fim, a única área queimada foi edificação superior, em uma área total de cerca de 100m², As edificações vizinhas e todo o andar térreo foram protegidas. Para a operação foram utilizados cerca de 7.500 litros de água. As causas do incêndio passarão por perícia para investigação posterior. 


Créditos:
Texto: soldado Victor Hugo Amaral
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193