CBMSC EM FLORIANÓPOLIS RECEBE VISITA DE DIRETOR DA UFSC

Na tarde de terça-feira, 21, o comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), sediado no bairro do Estreito, em Florianópolis, tenente-coronel Daniel Gevaerd Muller, recebeu em sua sala, a ilustre visita do senhor Paulo Capela, Diretor do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A visita, além de estreitar laços entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a UFSC, teve como finalidade fomentar a capacitação dos alunos da universidade, em especial, aqueles que fazem parte das atléticas dos 56 cursos de graduação oferecidos pela instituição, acerca de primeiros socorros e noções básicas de segurança contra incêndio.

Capela justifica a iniciativa em buscar e destinar esta capacitação aos alunos da UFSC em detrimento às diversas situações presenciadas, principalmente, em meio a práticas esportivas, as quais, por vezes, resultam em acidentes envolvendo, traumas, hemorragias, entorses, luxações e outros. O atual Diretor da UFSC, ex-atleta da modalidade de atletismo, por anos, atuou como professor no curso de graduação em Licenciatura Plena em Educação Física da UFSC, ocasião na qual já vivenciava situações diversas associadas à pauta da reunião.

Em resposta às necessidades trazidas por Capela, o tenente-coronel Daniel lhe apresenta e oferece a trilha de capacitações destinadas pelo CBMSC a toda sociedade catarinense, neste caso, ao corpo acadêmico em questão. A começar pelo Curso Básico de Atendimento a Emergências, o CBAE, e vislumbrando-se a formação continuada destes alunos também através do Treinamento Básico de Atendimento a Emergências (TBAE) e do Curso de Bombeiro Comunitário (CBC), planta-se assim mais uma semente da cultura de prevenção a acidentes do CBMSC, desta vez, dentro de uma das mais renomadas universidades do Brasil. Para momentos futuros, o professor Capela e o tenente-coronel Daniel, vislumbram ainda a celebração de termo de fomento de cooperação técnica entre as instituições, reforçando-se assim o estreitamento de laços entre CBMSC e UFSC voltados à causa aqui apresentada.

Além do Diretor da UFSC e do comandante do 1º BBM, participaram da reunião, marcada por momentos de emoção e boas lembranças, o senhor subcomandante do 1º BBM, major Fernando Ireno Vieira, o soldado Thiago Thiesen e o ex-aluno de Paulo Capela, egresso do Centro de Desportos (CDS) da UFSC, capitão Rafael Manoel José, que hoje exerce a função de chefe da 3ª Seção (B-3) - Planejamento de Operações, Estatística, Ensino e Instrução e Programas Comunitários e Projetos Sociais e da 5ª Seção (B-5) - Seção de Comunicação Social do 1ºBBM.

Texto: capitão Rafael Manoel José
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.