CBMSC EM FLORIANÓPOLIS INTENSIFICA AÇÕES PREVENTIVAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO

A convite do Secretário Municipal de Educação, senhor Maurício Fernandes Pereira, o 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), em Florianópolis, participou, na manhã de quarta-feira, 12, de uma reunião com o corpo de diretores de todas as 123 escolas e creches públicas de Florianópolis.

O foco do encontro foi, num primeiro momento, anunciar um pacote com 12 medidas concretas da Prefeitura tendentes à diminuição da violência no ambiente escolar e, ato contínuo, promover uma franca interação entre representantes da edução e da segurança pública com os diretores e diretoras lá presentes, visando abordar e discutir protocolos de ação, além de fomentar a cultura da prevenção e da percepção de risco nas unidades escolares.

Na ocasião, além do Secretário da Educação e do comandante do 1º BBM, tenente-coronel Daniel Gevaerd Muller, falaram para a grande audiência o comandante da 1ª Região de Polícia Militar, coronel PM Julival Queiroz de Santana, a Delegada Regional de Florianópolis, Dra. Michele Alves Correa Rebelo, e o Secretário Municipal de Segurança Pública, coronel PM RR Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.

Em sua fala, o tenente-coronel Daniel enalteceu o papel de liderança exercido por todos os diretores e diretoras neste momento de crise, pontuando que as ações de resposta devem ser tomadas sob os pressupostos da serenidade, do planejamento, da conjugação de esforços e da continuidade. Nesse sentido, reforçou a todos os presentes que, no que concerne ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBMSC), a estreita parceria com a Secretaria municipal de Educação já é fato consolidado, perene e transcende a qualquer fator circunstancial. Afinal, já existe um cronograma regular de ações preventivas desenvolvidas em toda a rede municipal de ensino, com a formação de professores e a realização de exercícios simulados de incêndio e abandono de local. A única mudança nesse cenário é que essa agenda de ações preventivas será intensificada daqui em diante, com ênfase também nos programas Bombeiro Mirim e Projeto Golfinho.

Para que o discurso seja coerente com a prática, já na semana de 10 a 14 de abril, foram realizados formação em prevenção e primeiros socorros no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Maria Terezinha Sarda da Luz, em Jurerê Internacional, visita do ABTR e atividades de prevenção na Creche Almirante Lucas, na Mauro Ramos, simulado de incêndio na Escola Básica Municipal Lupércio Belarmino, na Caeira do Ribeirão da Ilha, além de diversas outras atividades realizadas nos quarteis do 1º BBM e em outras creches e escolas.

Ações similares foram desencadeadas também nas escolas estaduais sediadas no município de Florianópolis. Na terça-feira, 18, o comando do 1º BBM reunir-se-á com a Diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, a fim de apresentar a proposta e definir o cronograma de capacitação em atendimento pré-hospitalar à comunidade escolar de todas as 49 unidades estaduais instaladas em Florianópolis, com formações de 4 horas-aula contemplando tópicos como contenção de hemorragias, OVACE adulto e lactente, e RCP, tudo de acordo com a Ordem de Serviço nº 05/2023/CmdoG. A meta é que todas as escolas sejam visitadas e recebam a formação ainda no 1º semestres de 2023, e no curso desse ciclo sejam realizados exercícios simulados para que professores e alunos coloquem em prática todos os conhecimentos adquiridos.

Texto: Seção de Comunicação Social do 1º BBM
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.