PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (671 palavras)

CBMSC EM DIONÍSIO CERQUEIRA REALIZA FORMATURA DE NOVOS BOMBEIROS COMUNITÁRIOS E ENTREGA MATERIAIS

Na quinta-feira, 23, ocorreu na sede do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Dionísio Cerqueira, área do 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12ºBBM), a formatura da 9ª turma de Bombeiros Comunitários e entrega de materiais e melhorias. 



Formaram-se na presente turma, 16 novos Bombeiros Comunitários oriundos dos municípios de Dionísio Cerqueira-SC, Barracão-PR e Bom Jesus do Sul-PR, que após 414h d formação, receberam a sua certificação, juntando-se aos outros 188 bombeiros comunitários já formados pelo quartel, dos quais 38 seguem ativos. 



A formação da comunidade é um dos pontos focais do CBMSC e consiste em capacitar a comunidade para muito além de atuar como apoiadores no serviço operacional dos quartéis, mas também para serem vetores do conhecimento e primeiros intervencionistas para aquelas emergências que possam vir a ocorrer na sua comunidade, lar ou trabalho, podendo discernir entre o que pode ser feito ou não. Serve também como forma de incentivo à atualização constante do efetivo militar, responsável pela formação destas pessoas. 



O quartel de Dionísio Cerqueira tem uma particularidade muito marcante por sua localização geográfica, sendo porta de entrada ao estado para mais de 77 mil argentinos – conforme levantamento da Polícia Federal em 25 de janeiro de 2023 – somente nos primeiros 25 dias do ano, que incrementou um fluxo de milhares de veículos extras nas rodovias federais e estaduais da região, já bastante movimentadas por ser uma região de trânsito de cargas, tando de máquinas do sul para o polo produtor do centro-oeste, quanto das cargas de grãos do centro-oeste para os portos da região sul, principalmente pela rodovia BR-163. Isso sem contar que, também, Dionísio Cerqueira é porto para exportação e importação de produtos de todo o Mercosul, que faz com que haja um fluxo de cargas passando especificamente por aqui para entrar e sair do país, o que em breve, vai se intensificar com a inauguração da nova aduana de cargas já em construção, que fará com que o fluxo de caminhões passe a aproximadamente 400 veículos por dia.

Tudo isso faz com que a capacidade de resposta a emergências seja exigida constantemente, onde a união entre militares e comunitários permite manter os atendimentos em mais alto grau de qualidade.

Além da fronteira com a Argentina, há ainda a divisa com o Paraná e, por meio de convênio, a necessidade de atendimento dessas comunidades vizinhas, o que faz com que a população fixa da área da sede seja de 28.817 (vinte e oito mil oitocentos e dezessete) pessoas conforme a prévia do censo demográfico 2022.

Além da formatura dos 16 novos bombeiros comunitários, houve também a entrega de fardamentos adquiridos com recursos das prestações pecuniárias oriundas das penas restritivas de direito do Fórum da Comarca de Dionísio Cerqueira no valor de R$25.116,00 (Vinte e cinco mil, cento e dezesseis Reais), o quê, mais uma vez, reforça a vocação comunitária do CBMSC em Dionísio Cerqueira.

Outras melhorias, como a revitalização do telhado, pintura externa, platibandas, fardamentos de inverno e equipamentos de resgate veicular também foram apresentados e somaram-se aos investimentos que ultrapassaram R$ 105.000,00 (cento e cinco mil Reais), sendo oriundos de convênios com Barracão-PR, Dionísio Cerqueira-SC e, também, da comunidade, por meio da FECABOM.

O CBMSC em Dionísio Cerqueira completa, em abril, 38 anos de atuação na tri-fronteira, sendo importante instrumento para a garantia de segurança à população que tanto entra no estado, a turismo ou trabalho, como àquela que sai dele.


Créditos:
Texto: capitão João Rudini Sturm
Imagens: soldado Vitor Hugo Garcia de Jesus
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193