PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (334 palavras)

CBMSC EM CRICIÚMA REALIZA PALESTRA E ALERTA RESPONSÁVEIS TÉCNICOS SOBRE O PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS

Com o objetivo de esclarecimento dos aspectos legais que envolvem autos de fiscalização e de infração, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Criciúma, realizou no sábado, 27, uma palestra no I Simpósio de Projeto de Prevenção Contra Incêndio, evento organizado pela Associação Sul Catarinense de Engenheiros Civis (ASCEC), em parceria com o CREA-SC em Criciúma.

 


Desde 2022, com a alteração da Lei 16.157/2013 e a publicação do Decreto 1.908/2022, passou-se a prever a responsabilização dos profissionais, que anteriormente só era prevista aos proprietários de imóveis. Tal medida surgiu em compensação ao processo simplificado que também entrou em vigência com a alteração da lei e a publicação do decreto.

No processo simplificado os atestados são concedidos sem fiscalização prévia do CBMSC, agilizando a regularização. Porém a responsabilidade pelo atendimento às normas de segurança contra incêndio recai exclusivamente sobre os responsáveis técnicos, por meio de declarações de que seus projetos e obras atendem aos requisitos, estando sujeitos a fiscalizações futuras pelo CBMSC.



"Eventos como este são importantes e necessários para esclarecer todos os pontos e dúvidas, pois são mudanças significativas que vieram com a implementação da política de liberdade econômica no processo de regularização de edificações e eventos junto ao CBMSC e afetam diretamente os responsáveis técnicos envolvidos nesse processo", afirmou o tenente Eduardo Henrique Ribeiro, chefe do Serviço de Segurança Contra Incêndio em Criciúma. 


Créditos:
Texto: CBMSC em Criciúma
Imagens: Divulgação CBMSC/Criciúma
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193