PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (554 palavras)

CBMSC DÁ DICAS DE COMO SE PROTEGER EM CASO DE ALAGAMENTOS

Os próximos dias prometem ser de chuva no estado e há risco moderado a alto para ocorrências associadas a essa condição, segundo a defesa civil de santa catarina.  

Ainda que os fenômenos naturais não possam ser evitados, há medidas de prevenção que podem minimizar seus impactos, evitando mortes e grandes prejuízos. A segurança dos ocupantes de uma residência ou local de trabalho deve ser a prioridade.



Recomendações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Realizar manutenções preventivas em imóveis, sejam eles comerciais ou residenciais, é muito importante e pode lhe ajudar a detectar possíveis condições que estejam deixando o local suscetível a inundações, enchentes ou enxurradas.

O acúmulo de lixo em locais não apropriados é um dos grandes vilões quando o assunto é o escoamento da água das chuvas, pois eles bloqueiam o curso de rios e riachos e obstruem os bueiros. Manter a limpeza de telhados e calhas em dia também é uma boa prática para evitar entupimentos.

Esteja sempre informado sobre as condições do tempo e de trânsito. Saber quais estradas e rodovias são as que costumam ser mais afetadas por inundações ajuda na hora de definir uma rota em caso de emergência.

Esteja sempre com seu celular carregado para caso seja necessário fazer contato com familiares ou acionar socorro. E lembre-se de nunca utilizar o celular enquanto ele estiver carregando por causa do risco de uma descarga elétrica.

Tenha um kit emergencial com alimentos, água potável, roupas e medicamentos para caso precise deixar sua residência. Não esqueça do seu animal de estimação. Além disso, mantenha seus documentos em local seguro, de fácil acesso e de preferência envolvidos por plástico bem vedado para garantir a sua preservação. Tenha, também, referência de algum lugar seguro que você e sua família podem se alojar em caso de inundação.

Desligue a chave geral da energia elétrica da sua residência e procure não obstruir o acesso ao quadro de luz com móveis, entre outros. Isso pode dificultar o acesso em caso de emergência.

Siga as recomendações de evacuação dos órgãos de Defesa Civil, seja ágil e deixe o local enquanto é possível fazer isso em segurança.

Por questão de saúde, evite transitar em áreas alagadas pois o contato com água contaminada pode causar doenças. Além disso, esse acúmulo de água pode esconder fios de energia elétrica que podem causar choques e problemas mais graves.

Em caso de desastre, evite transitar nas áreas próximas. Sua presença pode atrapalhar a atuação de equipes de emergência e coloca sua vida em risco. Por isso, aguarde em local seguro e siga todas as orientações das equipes de socorro.

Não compartilhe informações que sejam duvidosas pois podem causar pânico na população. Busque informações junto aos órgãos de segurança e em caso de emergência, não se arrisque, acione as equipes do Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199.


Créditos:
Texto: Cristina Schulze – assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: soldado Eduardo Silva De Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193