CBMSC conquista 2°lugar da categoria em corrida Volta à Ilha 2018

No último sábado (11/04) o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina  participou  da 23ª edição do revezamento Volta à Ilha, na cidade de Florianópolis, com 12 Bombeiros Militares. A equipe conquistou o 2° lugar na categoria Participação.
O planejamento para a prova começou em fevereiro deste ano, quando a empresa Eco Floripa entrou em contato com a Divisão de Educação Física do CBMSC ofertando uma vaga na categoria de Participação, que foi novidade na edição de 2018.
A ideia de montar uma equipe institucional, reunindo  atletas de diversos locais foi pensada para que o CBMSC fosse bem representado na prova. Diversos talentos surgiram no processo de seleção, entretanto, somente 12 puderam formar a equipe de corredores. A escolha foi feita com base no ritmo de prova  dos atletas inscritos.

Veja quem participou da corrida, integrando a equipe do CBMSC:

Equipe 2018: Major BM Roberto Weingartner - Batalhão de Operações Aéreas Blumenau, Cadete BM Bárbara Fortkamp-  Centro de Ensino Bombeiro Militar, Cadete BM Luann Leon Chrun-  Centro de Ensino Bombeiro Militar , 3° Sargento BM Alexandre Miranda - Diretoria de Logísitca e Finanças,  Cabo BM Fernando Silvano de Carvalho – 8° BBM Imbituba,    Sd BM Felipe Bonamigo – 11° BBM Catanduvas,  Sd BM Rafael Pereira Dondé – 5° BBM Bom Retiro, Cabo BM Adriano Xavier de Liz – 5° BBM Lages,  Soldado BM Valmir Roberto Martins Júnior – 3° BBM Blumenau, Soldado BM Welington  Ubiratan-13° BBM Porto Belo, Sd BM Gislaine Aguiar – Secretaria de Segurança Pública, Sd BM Ricardo Moisés Cardoso da Silva – 4° BBM Passo de Torres

Apesar do pouco tempo para o planejamento, a equipe uniu esforços  para estreitar  laços e criar vínculos entre bombeiros que não se conheciam. A divisão dos trechos, que deveria ser cumprido por cada atleta, e a logística das viaturas foram desafios a mais, já que não foi realizado nenhum treino coletivo antes da prova e a maioria dos atletas desconhecia o trajeto que seria percorrido. Apesar disso, as dificuldades não desanimaram a equipe, que se sentiu ainda mais disposta a superar os obstáculos. A a superação também faz parte da rotina Bombeiro Militar.

Na noite que antecedeu a prova, os Bombeiros Militares que integraram a equipe de corredores, participou de um jantar de confraternização no Hotel Majestic, com a presença do Subcomandante- Geral do CBMS. No local, foi repassada a logística da prova e acertado os detalhes do revezamento.

Seguiram os doze bombeiros-atletas e mais quatro bombeiros militares para a prova. Entre uma transição e outra, os corredores mostraram muita concentração, alegria e habilidade técnica.
Por volta das 18h a equipe do CBMSC completou os 140 km de prova, no tempo  de 11 horas e 12 minutos. Os integrantes aguardaram a última integrante um pouco antes do pórtico de chegada para que os últimos metros fossem percorridos por todo o grupo junto. Para a felicidade de todos, o CBMSC foi recebido com muito carinho pelos expectadores e atletas participantes. Foi realizada uma homenagem pelo narrador da prova, que enalteceu os excelentes serviços prestados pela corporação. A  equipe  concluiu a prova como Vice-Campeã na categoria participação, sem atletas lesionados, num momento de grande alegria e realização.
Agradecemos ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina que valoriza os seus atletas e a todos das unidades que não mediram esforços para auxiliar a Divisão de Educação Física- DE a reunir grandes atletas para representar a corporação.
Alguns bombeiros externaram o sentimento de ter completado a prova:
Por ter participado de outras edições de revezamento, posso comparar e, com segurança, afirmar que foi a melhor logística que já participei. Eram doze atletas, doze famílias, doze bombeiros que se dedicam diariamente para buscar qualidade de vida e condições físicas para atender a comunidade nas mais diversas ocorrências. Quando os segundos contam, conte com a gente. Estaremos sempre prontos. Sd BM Valmir – 3°BBM- Gaspar

Me senti honrada de participar da prova ao lado de bombeiros tão preparados e consistentes. Em muitos momentos o calor castigou e a areia fofa e os trechos de trilha e subida tornaram a prova ainda mais dura. Todavia a vibração de todos os corredores bem como, da equipe de apoio motivaram o primoroso desempenho de todos. O excelente resultado da equipe foi fruto de muita união, afinal juntos somos mais fortes! Cad Bárbara Centro de Ensino Bombeiro Militar - Florianópolis

A concretização deste prova, a meu ver, foi um marco importantíssimo para a valorização do esporte dentro do CBMSC. Foi uma prova muito difícil, os trechos contemplam os mais variados  tipos de terrenos, com destaque para as trilhas que dificultaram bastante o deslocamento. Foi uma experiência e tanto, participar de uma prova tão intensa com esta equipe sensacional. Sd BM Wellington - 13°BBM - Porto Belo

Confira o vídeo elaborado pelo Sd Valmir com os melhores momentos da prova.

Créditos: Divisão de Educação Física DE, Sd BM Valmir.
Fotos: Foco Radical e imagens cedidas pelos atletas da equipe.
*NATÁLIA CAUDURO DA SILVA - 1º Ten BM* Chefe Divisão Educação Física DE