O dia 18 de maio tem um significado muito especial para Santa Catarina. Há dois anos, neste dia, comemora-se o Dia Estadual do Bombeiro Veterano como forma de homenagear os oficiais e praças veteranos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMSC) que dedicaram anos de suas vidas para servir e proteger a comunidade. A data entrou em vigor em 22 de janeiro de 2021, quando foi publicada a lei ordinária 18.080.
A escolha da data para representar todos os militares, faz referência ao aniversário do coronel Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação que tem uma história de liderança na história da emancipação do CBMSC.
Em seu livro "Emancipação – Imperativo Técnico", o coronel Lazzaris relata sua trajetória e ressalta que desde de abril de 2003, na reserva remunerada, acompanha as sementes frutificarem e as colheitas a cada ano serem mais produtivas e abundantes.
Para o Comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, essa data é muito importante pois coroa todo trabalho daqueles que foram peças importantes para o desenvolvimento da corporação. "Os veteranos deram início a um trabalho que até hoje é prestado com muita competência. Doaram tempo de suas vidas para se dedicar a população de uma forma muito nobre, por isso temos muito orgulho e o dever de sermos cada vez melhores naquilo que fazemos", destaca o coronel.
O CBMSC, que caminha para o centenário, é uma corporação exemplar e modelo no cenário brasileiro, com índices de país desenvolvido. Isso reforça o compromisso de manter-se atualizado para superar os obstáculos buscando permanentemente alternativas para seguir protegendo a vida, o patrimônio e o meio ambiente com excelência na prestação deste serviço.