PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (532 palavras)

CBMSC COMEMORA 35 ANOS DE INSTALAÇÃO EM URUSSANGA E PROJETA NOVOS PLANOS

Há 35 anos, no dia 26 de maio de 1988, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) inaugurava na cidade de Urussanga sua unidade operacional. A conquista só foi possível por conta da união da comunidade que reivindicou o serviço na cidade após ocorrências como a explosão na Mina de Santana. Atualmente, o CBMSC em Urussanga é responsável pelo atendimento de 40 mil pessoas, incluindo a cidade de Cocal do Sul. 

O movimento para instalação do CBMSC na cidade, liderado por moradores e autoridades, iniciou após ocorrências envolvendo o trabalho no subsolo das minas e incêndios em edificações, onde o tempo resposta ficava prejudicado, pois o atendimento era realizado por Criciúma. A conquista foi fruto das ações da comissão organizadora da obra, com seu presidente Vanderlei Olivio Rosso, além de todo apoio da população na doação de cimento e mão de obra sem custo.



O quartel em Urussanga é o 3º mais antigo do Sul de Santa Catarina. "Olhar para trás e ver tudo que conquistamos nestes 35 anos é motivo de muita felicidade. Nós temos um efetivo empenhado na missão de entregar o melhor atendimento para população, além de contar com equipamentos de ponta, como desencarceradores elétricos, utilizados em ocorrências que envolvem vítimas presas às ferragens", afirma o comandante o local, sargento Dione Elisandro Gonçalves Matos.

São 35 anos de histórias e, a partir de agora, começa o planejamento para os próximos anos. O primeiro passo será a reforma e ampliação do quartel, construído no ano de 1988. "Nós temos uma boa estrutura, mas é importante modernizá-la, buscando acomodar nossos militares e comunitários que utilizam o local 24 horas, sete dias por semana", acrescenta o comandante.

"O CBMSC em Urussanga é um dos braços mais importantes do nosso atendimento no Sul de SC. É preciso reconhecer o que eles realizam diariamente, nas ocorrências, nas vistorias em edificações. Desejamos que esse seja apenas o início de mais um ciclo de realizações e aperfeiçoamento do nosso serviço", enfatiza o subcomandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com sede em Criciúma, major Renan Fernandes.

Atualmente, o serviço conta com três viaturas operacionais, duas administrativa, um efetivo de 14 bombeiros militares, 40 bombeiros comunitários e quatro servidores civis.


Documentário contará cada fase do CBMSC em Urussanga

Para relembrar os acontecimentos e mostrar para população toda a transformação da corporação na cidade um documentário foi produzido e será disponibilizado através das redes sociais. São quatro capítulos com personalidades que marcaram os 35 anos.

Os episódios, de 10 minutos cada, serão postados semanalmente no perfil do Instagram @cbmsc.urussanga.

Acompanhe o primeiro episódio conosco:



Créditos:
Texto: Manuela Silva - Assessoria de Imprensa do 4º BBM
Imagens: Divulgação CBMSC/Urussanga
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193