Hoje, 13, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) comemora 20 anos de emancipação da Polícia Militar (PM). A corporação, que foi criada pela então Força Pública – atual PM – por meio da Lei 1.288, de 16 de setembro de 1919, teve sua instalação efetivada oficialmente em 26 de setembro de 1926 com apoio do governador Adolfo Konder, no comando do Coronel PM Pelo Lopes Vieira.
Em 13 de junho de 2003, por meio da aprovação da Emenda Constitucional nº 33, o CBMSC deixou de ser parte integrante da estrutura organizacional da Polícia Militar de Santa Catarina e adquiriu o status de corporação autônoma.
"A tentativa de emancipação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina vem de longa data, eu vivenciei isso. Destacaria que todo esse processo proporcionou que as duas corporações crescessem e se desenvolvessem com foco em suas atividades específicas, priorizando sempre o bem estar da sociedade", afirma o Comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
A corporação, que caminha para o seu centenário, acompanhou a evolução econômica de Santa Catarina, por isso busca constantemente prestar um atendimento de qualidade com foco em prevenção e segurança. Comprometido com a sua missão de proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente, o CBMSC investe na melhoria dos processos e a expansão do serviço prestado de forma sustentável e com qualificação - tanto profissional quanto com equipamentos – para que a resposta seja cada vez mais ágil e adequada às necessidades do cidadão.
Atualmente o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está presente em mais de 140 municípios catarinenses, para atender toda a população com serviços ágeis e de qualidade, fatores que concedem à Santa Catarina o estado com uma das melhores abrangências de serviços de bombeiros do país.