CBMSC CELEBRA 40 ANOS DE ATUAÇÃO EM SÃO BENTO DO SUL

Neste ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina comemora 40 anos de atuação em São Bento do Sul. Para marcar a data, diversas ações têm sido realizadas. Na segunda-feira, 17, foi realizada uma solenidade alusiva ao aniversário, com a assunção de Comando da 2ª Companhia do 9º Batalhão Bombeiro Militar (9ºBBM), entrega de viatura e equipamentos e formatura de Curso de Bombeiro Comunitário (CBC).

O evento contou com a presença da comunidade, e iniciou com o ato de Assunção de Comando da 2ª/9ºBBM pelo major Fabiano Cezar Galeazzi, presidido pelo comandante do 9º BBM, tenente coronel Willian Leal Nunes. O momento também foi de homenagear alguns dos bombeiros militares que participaram das primeiras guarnições de serviço operacional de São Bento do Sul, em 1984. Receberam a homenagem:

• Subtenente da reserva Valdo Manuel de Lemos Cardoso;
  • Subtenente da reserva Jucemar José Zerger;
  • Subtenente da reserva Osvaldo Gonçalves;
  • 1º Sargento Marcos Antônio Ribeiro;
  • 3º Sargento Douglas Rogério Zeofeld;
  • Cabo Márcio Renato Moura de Oliveira;
  • Cabo João Batista Da Rosa;
  • Cabo Leonir De Lima.

O Corpo de Bombeiros Militar em São Bento do Sul foi inaugurado no dia 13 de abril de 1984, na época denominado "3ª Seção de Combate a Incêndio", atuando com um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT) e um caminhão Auto Tanque (AT). Passados 40 anos, atualmente conta com equipamentos e uma frota de viaturas operacionais e administrativas modernas para atividade de segurança contra incêndio, atendimento de ocorrências e projetos sociais.

Entrega de equipamentos

Durante o evento também foi realizada a entrega de uma viatura administrativa modelo Fiat Strada cabine dupla e um drone. As aquisições partiram de um convênio com o município de São Bento do Sul e proporcionarão uma nova dinâmica às ações de busca terrestre, combate a incêndio florestal/urbano, além de outras atividades operacionais na área da 2ª Companhia.

Na solenidade, foi realizada também a entrega de equipamentos de proteção individual de combate a incêndio urbano (04 capacetes, 04 botas, 07 balaclavas e 08 roupas de proteção de combate incêndio urbano) à Organização Bombeiro Militar (OBM) de São Bento do Sul. A aquisição destes equipamentos teve o apoio do Ministério Público de Santa Catarina através de Cooperação Técnica.

Formatura de Bombeiros Comunitários

Encerrando as comemorações, foi realizada a formatura do Curso de Bombeiros Comunitários, com a graduação de 18 alunos. Agora, como Bombeiros Comunitários, os formandos estão habilitados a atuarem junto às guarnições de serviço no atendimento de ocorrências, além de estarem aptos a prestar os primeiros atendimentos, garantindo maior segurança à comunidade de São Bento do Sul e região.

Ao final da solenidade, houve o tradicional "banho" ao novo comandante e aos recém formados bombeiros comunitários.

Texto: Major Fabiano Cezar Galeazzi/Comandante da 2ª/9ºBBM (CBMSC/São Bento do Sul)
Imagens: Divulgação CBMSC/São Bento do Sul
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.