CBMSC ATUA NO RESTABELECIMENTO DA NORMALIDADE EM CAPINZAL, PIRATUBA E IPIRA APÓS CHUVAS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) desempenhou um importante papel para o restabelecimento da normalidade nos municípios de Capinzal, Piratuba e Ipira, após as chuvas que atingiram a região no começo de maio.

Em Capinzal, onde os danos foram especialmente severos, as equipes trabalharam arduamente para socorrer as vítimas e minimizar os impactos das enchentes. Casas e estabelecimentos foram gravemente danificados e alguns até mesmo desabaram, exigindo uma resposta rápida e coordenada por parte dos bombeiros. A atuação se estendeu até a cidade de Ipira, na qual também foram necessárias operações de resgate devido às condições climáticas adversas.

Ainda no dia 02 de maio, o CBMSC, por meio de seus agentes, iniciou o auxílio à comunidade e ao poder público municipal, efetuando a lavação dos estabelecimentos atingidos, bem como dos logradouros públicos (passeios e vias urbanas).

Utilizando viaturas e equipamentos de combate a incêndio (mangueiras e esguichos especiais, com alta pressão e vazão) contribuíram para a remoção de detritos e lama destes locais, tendo recebido forte apoio e elogios da comunidade local. O trabalho de limpeza das edificações e logradouros se estendeu até o dia 07 de maio, quando todas as vias estavam em plenas condições de uso.

Além desta tarefa, as equipes especializadas do CBMSC, denominadas Forças-Tarefa (FT) prestaram importantes auxílios aos demais órgãos públicos do município de Ipira, por meio da ancoragem que permitiu a retirada da estrutura metálica de uma passarela que foi arrastada pela correnteza e encontrava-se dentro do leito do rio e o conserto de uma adutora da CASAN, que passava por baixo de uma ponte e foi danificada pelos objetos transportados pela forte correnteza, permitindo o restabelecimento da água potável para uma significativa parcela da comunidade. Ambas as operações foram desenvolvidas dentro do leito do Rio Capelinha, o qual ainda se encontrava com volume e correnteza muito acima do normal, impedindo a operação pelos servidores públicos civis do município e da CASAN, devido à periculosidade presente em decorrência das forças da natureza.

As FTs do 11ºBBM (Joaçaba), 12ºBBM (São Miguel do Oeste) e 14ºBBM (Xanxerê), utilizando técnicas de resgate em inundações e enxurradas, efetuaram a fixação de cabos de aço na estrutura da passarela para que pudesse ser retirada do leito do rio, bem como efetuaram o reparo na adutora.

Ações como essa demonstram a capacidade e o comprometimento do CBMSC, tanto nas ações de resposta e salvamento, quanto na reconstrução dos locais atingidos por eventos climáticos adversos, auxiliando no restabelecimento da normalidade e buscando minimizar o sofrimento da comunidade local.

Texto: major Ilton Schpil e cabo Vanessa Kinak Braganholo
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.