No sábado, 15, as equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em São José e Florianópolis foram acionadas para combater um incêndio em uma residência unifamiliar no bairro Vila Aparecida, em Florianópolis.
As equipes de bombeiros, composta pelas viaturas caminhão auto bomba tanque resgate (ABTR-185, ABTR-186, ABTR-140), auto tanque (AT-55) e auto resgate (AR-133), foram direcionadas para a ocorrência, onde o fogo havia se alastrado.
Durante o deslocamento, informações adicionais foram repassadas aos bombeiros, indicando que as chamas estavam próximas a outras residências e que uma vítima de choque elétrico estaria envolvida.
Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que se tratava de um incêndio em uma residência de madeira, com aproximadamente 60 metros quadrados, cujos cômodos já estavam completamente tomados pelas chamas. A dificuldade de acesso ao local exigiu a montagem de um estabelecimento com 11 lances de mangueiras para controlar o fogo.
Felizmente, no momento em que as chamas começaram, não havia moradores na residência, o que evitou possíveis vítimas. Parte das chamas já havia sido controlada por populares antes da chegada dos bombeiros, concentrando-se, então, nos trabalhos de rescaldo. Aproximadamente 2.500 litros de água foram utilizados para extinguir os focos remanescentes.
As equipes permaneceram no local para realizar ações de rescaldo a fim de evitar reignições e garantir a segurança da área. A equipe também realizou ações preventivas para evitar que o fogo se propagasse para outras residências próximas.