Chamados foram entre quarta e quinta-feira, dias 12 e 13 de julho.
A previsão de fortes ventos para o Sul de Santa Catarina se confirmou na noite de quarta e ao longo de quinta-feira, dias 12 e 13, com isso, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com sede em Criciúma, esteve nas ruas do Sul e Extremo Sul atendendo a população afetada. Foram 18 chamados, todos relacionados à queda de árvores e averiguação de local.
Desde antes dos fenômenos climáticos, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já se antecipou e acionou os bombeiros militares para ficarem de prontidão para os chamados de qualquer natureza. Além disso, todo o material para corte de árvore e botes foram colocados em condições de pronto-emprego.
O 4º BBM é responsável pelas cidades entre Urussanga a Passo de Torres e foram registradas ocorrências nas cidades de Criciúma, Içara, Urussanga, Cocal do Sul, Siderópolis, Turvo, Nova Veneza, Sombrio e Santa Rosa do Sul.
"Nós estudamos todas as possibilidades para esse fenômeno climático, realizamos reuniões com a Defesa Civil local, colocamos viaturas nas ruas para fazer o acompanhamento dos pontos mais críticos, buscando sempre atender a população no menor tempo possível", ressaltou o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
Durante toda a operação estiveram envolvidos nos chamados 18 bombeiros militares e oito bombeiros comunitários.