PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (442 palavras)

Cão e Bombeiro: mais um binômio certificado no CBMSC

Durante o XVII Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), ocorrido de 8 a 10 de Novembro em João Pessoa – Paraíba, ocorreu a 3ª Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate. Com a participação de 16 binômios (duplas de Bombeiros cinotécnicos e seus cães) de 8 Estados do país, a certificação se deu por meio de quatro provas distintas, com o objetivo de avaliar a capacidade das equipes em aplicarem os cães e técnicas no serviço de busca e resgate de pessoas. Clique aqui e veja mais fotos do evento.

 

 

Para avaliar o total controle sobre as ações dos cães durante as operações, assim como o animal deve ser destemido e equilibrado, os Bombeiros Militares e cães são testados quanto à obediência e destreza. Realizada no dia da abertura do Senabom, a prova e a demonstração das habilidades dos binômios mostrou aos Bombeiros e demais participantes do evento, que chegavam ao local e o andamento das atividades.

 

 

Após esta etapa, seguiram-se as provas de Conhecimentos Gerais – orientação e busca terrestre, busca rural diurna e noturna. As equipes deveriam mostraram que possuem condições de se orientar com base em poucas informações da localização de vítimas, realizar buscas em uma área de 30.000 a 50.000 metros quadrados e encontrar até três vítimas, em até 30 minutos com o uso do cão. A prova noturna possui um agravante: ocorre após 5 km de caminhada por dentro da mata onde apenas o cão, o Bombeiro, um GPS e seus conhecimentos são utilizados até chegar ao local da prova.

 

 

Dentre todos os participantes, apenas quatro binômios conseguiram a aprovação em todas as provas:

-Soldado BM Josclei e o cão Iron (CBMSC) – 546 pontos

-Cabo BM Hélio e o cão Trovão (CBMPE) – 531 pontos

-Cabo BM Rafael e a cadela Fada (CBMCE) – 464,5 pontos

-Soldado BM Oliveira e o cão Nego (CBMPB) – 533,5 pontos

 

 

Após a última prova, as palavras do militar catarinense foram as seguintes: “Sensação de missão cumprida. Saí de Santa Catarina e vim até o Nordeste na esperança de conseguir a certificação, e graças a Deus obtivemos êxito, eu e o Iron. Ele me surpreendeu muito com esse clima quente, trabalhou muito bem todos os dias e conseguimos encontrar as vítimas. Estamos certificados e podemos ir para as ocorrências, o que era o meu sonho”.

 

 

Desta forma, após uma sequência de provas difíceis, o CBMSC conta com mais um binômio totalmente operacional, apto a atuar em ocorrências de Busca, Resgate e Salvamento não só em Santa Catarina, mas em todo o território brasileiro.

 

 

Créditos: Maj BM Parizotto

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193