CBMSC APRESENTA BALANÇO DOS PRIMEIROS 100 DIAS DE GESTÃO

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), sob o Comando-Geral do Coronel Fabiano de Souza, trabalha na reestruturação organizacional, com foco na melhoria dos serviços operacionais e da segurança contra incêndios; a revisão da organização básica da corporação; a modernização das viaturas e equipamentos, bem como o aperfeiçoamento das equipes de forças-tarefa e ajuda humanitária, para atuação em desastres.

Viaturas e Equipamentos:

Foram entregues 01 auto escada mecânica de 55 metros – uma das maiores da América Latina, para Balneário Camboriú; 08 caminhões de combate a incêndio – na sua maioria para municípios de até 50 mil habitantes; bem como veículos pequenos e equipamentos individuais, que ultrapassam o valor de R$22 milhões de reais.

Atendimentos:

Mais de 50 mil ocorrências foram atendidas, principalmente nas áreas de Atendimento pré-hospitalar, incêndios e resgates. Já com a utilização das aeronaves Arcanjos foram mais de 400 acionamentos.

Operação Veraneio (salvamento e prevenção na água):

• foram realizados quase 4 mil salvamentos de pessoas com algum grau de afogamento em nossos balneários;
  • com o Projeto Golfinho formou-se mais de 6,4 mil crianças, fomentando a cultura de prevenção em ambientes aquáticos.

Prevenção contra incêndios:

• mais de 110 mil licenciamentos de segurança contra incêndio emitidos (quase o dobro do ano de 2022), fazendo com que o CBMSC cada vez mais se torne um parceiro do empreendedor e uma instituição fomentadora da atração de novos investimentos para o estado;
  • mais de 500 investigações de incêndio realizadas, procurando identificar as principais causas e atuar no desenvolvimento de ações preventivas.

Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), no formato EAD:

• Uma nova turma com uma nova modalidade para o curso foi lançada. O objetivo é divulgar informações básicas para atendimentos a ocorrências de baixa complexidade, bem como conhecimentos relativos à segurança pessoal e coletiva. O CBAE já era uma atividade realizada pela corporação, oferecida em cursos presenciais para a população. Agora, o curso está exclusivamente no modelo virtual, universalizando o acesso e propiciando o aprendizado em qualquer hora ou lugar, aumentando os conhecimentos preventivos e o número de pessoas interessadas atendidas. O curso é totalmente gratuito, disponibilizado para pessoas acima de 16 anos.

Operação com ações de fiscalização em reuniões de público (Boate Kiss):

• com o intuito de mostrar para a população itens que devem ser indispensáveis para observação em bares, baladas e demais locais com reunião de público, garantindo a segurança dos cidadãos, entre os dias 26 de janeiro e o dia 05 de fevereiro, as Seções de Segurança Contra Incêndio (SSCI) dos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizaram fiscalizações, com foco na orientação dos promotores de eventos e reforço da cultura preventiva.

Cursos internacionais:

• um bombeiro militar da Coordenadoria de Produtos Perigosos do CBMSC participou do Curso Básico de Armas Químicas e Substâncias Tóxicas Industriais, organizado pela Organização Mundial para Proibição de Armas Químicas (OPAQ). O curso ocorreu na cidade de Guayaquil, no Equador, entre os dias 20 e 24 de março. Participaram do curso representantes de 13 países da América Latina e o único representante do Brasil é do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
    O curso visa capacitar os agentes para realizar atendimentos envolvendo ataques com armas químicas ou emergências, bem como ocorrências com substâncias químicas, biológicas, radioativas e nucleares.

• O CBMSC também enviou um representante para participar do curso chamado "Rescue Techniques", no Japão.
    Este é um programa com o objetivo de contribuir com a melhoria de técnicas de resgate em desastres e difusão de informações com base na experiência de como o Japão tem lidado com situações emergenciais. O curso ocorreu em Osaka, ministrado pelo departamento de Bombeiros daquele município, com apoio da Agência Cooperação Internacional do Japão (JICA).
    As aulas foram ministradas em japonês, com tradução imediata para inglês. O militar catarinense faz parte da coordenadoria de Força-Tarefa e é comandante de uma das equipes. Ele foi o único brasileiro dentre os oito alunos do curso, que contou com dois participantes do Egito, um da Geórgia, um do Vietnã, um do México, um de Gana e um do Quênia.

Texto: Melina Cauduro – jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.