PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (576 palavras)

CBMSC ORGANIZA OPERAÇÃO NA 32ª FESTA NACIONAL DO PINHÃO

Tradicionalmente no mês de junho, na cidade de Lages (onde está sediado o 5º Batalhão de Bombeiros Militar – BBM), acontece a Festa Nacional do Pinhão, que está em sua 32ª edição. Com intuito de manter o evento e a Serra Catarinense em segurança, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) intensifica suas ações preventivas nas áreas de segurança contra incêndio, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio.



Reforço Operacional

Tendo em vista o aumento populacional com a chegada de turistas, se faz necessário que as guarnições de serviço também sejam reforçadas. Por isso, o comando do 5ºBBM solicitou ao Comando-Geral do CBMSC que as guarnições sejam completadas com bombeiros de outras unidades do Estado. Dessa forma, bombeiros lotados na capital catarinense subirão a serra para reforçar as guarnições na semana que antecede o feriado de Corpus Christi.

Ainda assim, para atuação na 32ª edição da Festa Nacional do Pinhão, o Corpo de Bombeiros Militar de Lages contará com um caminhão de combate a incêndios equipado com seis mil litros de água, equipamentos de proteção respiratória e uma ambulância (ASU) para prestar atendimento pré-hospitalar a quem for necessário.

Importante frisar que a Prefeitura Municipal de Lages, através da Comissão Central Organizadora da Festa (CCO), mantém um ambulatório municipal, instalado no interior do Parque de Exposições Conta Dinheiro, de modo que as equipes do CBMSC atuam, em parceria com as equipes de saúde municipais, dando prioridade ao atendimento de casos de traumas, ao passo que os casos clínicos são atendidos preferencialmente pela estrutura municipal.



Segurança Contra-Incêndio

O Serviço de Segurança Contra Incêndio - SSCI do 5ºBBM iniciou o planejamento das atividades com cerca de 60 dias de antecedência ao evento, realizando reuniões entre o Comando do CBMSC, a empresa organizadora e a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Lages, órgão responsável pela organização geral do evento, a fim de estabelecer um cronograma de ações para que o evento esteja em conformidade com as normas de segurança contra incêndio do CBMSC.

Para que isso acontecesse da melhor forma possível, uma força-tarefa foi montada com bombeiros militares especialistas em segurança contra incêndio, os quais realizaram as análises dos projetos preventivos contra incêndio da festa, bem como as vistorias, a fim de verificar in loco se as condições apresentadas no projeto preventivo foram executadas conforme previsto.

Por fim, o Comandante do 5º BBM, major Mateus Muniz Corradini destaca que, com a expectativa de uma das maiores edições já realizadas da tradicional festa, o que deve significar um aumento importante no fluxo de pessoas na cidade, e em toda a região, o Corpo de Bombeiros Militar de Lages conta com efetivo capacitado para prestar atendimento especializado aos turistas e visitantes do Parque Conta Dinheiro, sem alterar a capacidade de resposta às demandas da serra catarinense, em especial ao povo lageano.


Créditos:
Texto: soldado Luciano Warth Silva Rangel
Imagens: Divulgação CBMSC/Lages
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193