PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (237 palavras)

CBAE de Rio Negrinho realiza atividade com extinção de chamas em óleo

Imagine a seguinte situação: uma panela com óleo quente é esquecida em um fogão com a chama acesa, e, eventualmente, começa a pegar fogo. O que você faria? Será que jogar água seria a opção correta? Para esclarecer as dúvidas e atender a este tipo específico de ocorrência, os alunos do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE I), de Rio Negrinho, receberam na última quinta-feira (03/05), instruções práticas para a extinção das chamas em óleo. A instrução foi monitorada pelo Subtenente De Lima.

 

 

Em uma situação como esta, muitas pessoas tentariam apagar as chamas jogando água diretamente no óleo quente, fazendo com que uma série de fatores químicos efísicos  entrem em ação e provoque uma explosão, que pode agravar a situação ou ferir alguém.

 

 

Os alunos do CBAE I executaram na prática a técnica correta para extinção das chamas, em situações deste tipo de natureza: o objetivo principal consiste em abafar e eliminar o oxigênio do recipiente que está em chamas. É importante ressaltar que a abertura do recipiente deve ser totalmente vedada, eliminando por completo o oxigênio que nele houver. Esse procedimento pode ser realizado até mesmo com objetos domésticos, como uma tampa de panela ou um pano (de prato ou de chão), por exemplo.

 

 

Portanto, lembre-se: Nunca jogue água em uma panela que tenha óleo quente!

 

Créditos: Texto: Soldado BM Augusto Nicanor Vellasques - B5 do 2º/2ª/9ºBBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193