PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (269 palavras)

Cavalo preso em lamaçal é resgato pelos Bombeiros de Barra Velha

Muito trabalho, é o que resume a ocorrência registrada pelos Bombeiros Militares na última quarta-feira 14, em Barra Velha. Um cavalo ficou preso num lamaçal da Lagoa de Araquari, formada pela passagem do rio Itapocu, que corta a região. Ele estava com as patas dianteiras presas a um tronco de árvore e com as patas traseiras atoladas na lama.

 

 

 

 

Inicialmente, foi necessário cortar parte da galhada das árvores e assim, puxar o animal para o leito do rio. O Cabo BM Lucena entrou na água e nadou com o animal até uma área da margem mais baixa e sem vegetação, na tentativa de retirá-lo da água. Entretanto, em virtude do excesso de lodo, o cavalo voltou a atolar e, depois de tanto tentar sair do local, acabou ficando exausto. Sem forças, o cavalo deita sobre a lama e permanece imóvel.

 

 

 

 

Nesse momento, a guarnição militar traçou outra estratégia para salvamento do animal: usando cordas, isoladas por mangueiras para evitar abrasão no abdômen, foi feito um sistema de polias para tracionar e puxar o cavalo. Somente assim, e com a ajuda de populares, foi possível puxá-lo para terra firme. Em seguida, ele recebeu um banho para retirada da grande quantidade de lama que estava grudada ao pelo. O dono do cavalo ainda não havia sido localizado, ele foi deixado aos cuidados de populares, em uma chácara próxima ao local.

 

 

A guarnição que atuou no resgate foi da 3ª Cia de Barra Velha, da Auto Bomba Tanque Resgate 020, composta pelo Sargento BM Elmo, Cabo BM Lucena e Aluno BC Turassi.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193