PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (434 palavras)

CÃO É RESGATADO DE FENDA COM CERCA DE 33 METROS DE ALTURA EM TAIÓ

Na manhã de domingo, 09, foi realizado o resgate de um cachorro que havia caído em uma fenda de um dos pontos turísticos da cidade de Taió, Complexo Portal de Pedra da Pechincha, localizado no bairro Passo Manso. 



O local da ocorrência era de difícil acesso, portanto foi preciso, primeiramente, realizar uma trilha com todo material de apoio por cerca de 1,8 km de subida íngreme até o local onde o cão encontrava-se caído. Após chegar na fenda, devido a complexidade da ocorrência, foi realizado uma grande analise da situação entre toda a equipe, para assim ser definido como seria realizado o resgate.  

Dada a situação, foi necessário o emprego de técnicas de salvamento em altura aliadas a técnicas de resgate em espaço confinado. A equipe de plantão utilizou uma ancoragem debreavel para realizar a descida controlada do resgatista com uso do tripé. Quando o bombeiro chegou na vítima (cão de nome Zorro com cerca de 20kg), verificou que apesar da queda na fenda de aproximadamente 33 metros, o cachorro não estava machucado, então o resgatista ofertou ração para o animal ainda no fundo da fenda, já que ele estava preso há dois dias no local. 



Posteriormente iniciou-se a preparação para a subida do animal, foi confeccionado uma cadeirinha de resgate para o animal, para assim se dar início à retirada do resgatista e do cão. Foi utilizado nessa etapa um sistema independente de redução de força 4:1 com captura de progresso. 



O resgate teve duração de aproximadamente 2h40min do deslocamento da equipe até a retirada do cão Zorro, para grande alegria do proprietário e dono do cão. O cachorro é considerado um "guia" das trilhas pelos aventureiros que frequentam o local.


A equipe foi composta por dois bombeiros militares de Taió e dois bombeiros militares de Rio do Sul, juntamente com dois alunos do Curso de Bombeiros Comunitários sendo:

Equipe de Taió:

Sargento Everson do Prado;

Soldado Felipe Zimmermann Severino.


Equipe de Rio do Sul:

Soldado Luiz Felipe Duarte Kemper;

Soldado Douglas Costa;

Aluno BC Petri;

Aluno BC Manarin.


Créditos:
Texto: soldado Jacson Nascimento dos Santos e soldado Douglas Costa
Imagens: Divulgação CBMSC/Taió
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193