PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (571 palavras)

Ice- O cão Bombeiro- ilustrará livro didático escolar

 

O cão Ice do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina já é famoso por ter sido destaque na imprensa nacional como o primeiro cão para resgate aquático do País. Agora, Ice vai ilustrar um livro didático de português para alunos do 6º ano escolar. Os livros serão entregues em 2019 a escolas particulares de São Paulo e, futuramente, estarão inscritos no edital do governo para as escolas públicas daquele estado, para circulação em 2020.

 

 

A publicação será realizada pela Editora do Brasil, de São Paulo, e mostra aos alunos diferentes funções que os cães podem ter, além da companhia doméstica. Serão apresentados cães-guias, que atuam em auxílio aos deficientes visuais, e o trabalho do cão Ice, que integra os Binômios do CBMSC (termo que designa a união do cachorro com o Bombeiro Militar, que o conduz durante as atividades de busca e salvamento aquático e terrestre).

 

 

O labrador Ice atua como salva-vidas nas temporadas de verão nas pŕaias catarinenses desde 2016. Mas, já participou de inúmeras missões anteriores. Ele auxiliou na busca de vítimas da tragédia em Mariana (MG) e integra diversos projetos sociais. Ice tem oito 8 prêmios internacionais, faz parte da quarta geração de cães de resgate do Corpo de Bombeiros MIlitar de Santa Catarina e foi o primeiro cão salva-vidas do Brasil.

 

O Sargento Amorim, do 7° Batalhão de Bombeiros de Itajaí, cinotécnico do CBMSC e condutor do Ice, explica que é muito difícil treinar um cão de busca, pois requer conhecimento, paciência e envolvimento em tempo integral com as atividades. Inicialmente, o treinamento é diário, mesmo em dias de chuva, sol, feriados, ou durante o trabalho de Bombeiro do condutor. 

Ice tem uma excente capacidade de aprendizado. Isso facilitou o trabalho de treinamento, pois os exercícios são repetidos várias vezes. Os cães costumam levar em média 18 meses para serem empenhados nas ocorrências (após serem certificados), mas Ice já estava pronto para a primeira prova com 15 meses (a prova só pode ser realizada aos 18 meses). O tempo de treinamento também recebe influência do conhecimento que o condutor tem em relação ao trabalho com cães.

Ice foi o primeiro cão de trabalho do Sargento. Ele diz que a relação foi de "amor à primeira vista", e agradece ao Major Zervir por tê-lo apresentado ao curso de cinotecnia. As aulas foram realizadas pelo Major Parizotto e equipe, em Xanxerê. Ice iniciou os treinamentos com 60 dias de vida e já participou de mais de 80 ocorrências.

"Ice é um cão de resgate que tem muita efetividade no trabalho, seja nas matas, escombros, busca e salvamentos aquáticos, deslizamento de terras e terapia aplicada por cães. Acredito que por conta das matérias e de um vídeo já publicados em São Paulo, o Ice ganhou visibilidade e foi escolhido para a participação nesse livro didático, o que nos deixa muito felizes pois podemos colaborar, mesmo que de forma singela, para a formação dos alunos que tiverem acesso ao livro. O Ice representa a atividade de busca com cães da nossa Corporação, e todo sucesso é mérito de todos que desenvolvem esse trabalho no CBMSC, seja um binômio, um figurante, ou qualquer Militar que contribua para o desenvolvimento do trabalho de Busca, Resgate e Salvamento com Cães".

O livro está em fase de edição e deverá ser lançado no calendário escolar do ano que vem. 

 

 

Créditos: Mônica Andrade - estagiária de Jornalismo.

CCS CBMSC.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193