Campanha do Agasalho 2017 do CBMSC: mais de mil famílias atendidas

Se depender da solidariedade dos catarinense, o frio vai ficar apenas nos termômetros. Encerrando mais uma edição da Campanha do Agasalho, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por meio dos 14 batalhões e dos mais de 100 quartéis espalhados pelo estado, auxiliou cerca de mil famílias e instituições com a arrecadação e distribuição de agasalhos e roupas de frio.

A coleta dos donativos aconteceu em vários quartéis do estado. Foram doados cobertores, calças, casacos e roupas de cama. Cada Organização Bombeiro Militar ficou encarregada de separar os donativos, de acordo com tamanho e modelos, e mapear as famílias mais carentes de sua região. Em alguns casos, a prioridade foi dada para as famílias que perderam bens em incêndios residenciais. Já em outra cidades, os bombeiros preferiram fazer parcerias com instituições beneficentes que fizeram a distribuição.

Em todos os casos, o que não faltou foi vontade de ajudar ao próximo. Nesta última semana, aconteceram mais algumas entregas, feitas pelos batalhões de Canoinhas, Balneário Camboriú e Criciúma, este por meio dos quartéis de Içara e Morro da Fumaça.

CANOINHAS

Na sede do 9° Batalhão de Bombeiros Militar, em Canoinhas, a campanha do agasalho iniciou no começo do mês de junho e durou aproximadamente um mês e meio. As doações foram feitas por bombeiros militares, comunitários e pela comunidade, em quantidade muito maior do que era esperada.

Os donativos foram levados, na última quarta-feira, 12 de julho, para a Casa de Passagem Nova Canaã e para a Casa Mater. A Casa de Passagem é um local onde pessoas desalojadas são acolhidas e recebem cuidados básicos. No inverno, devido ao frio, a procura por atendimento aumenta muito.

Já a Casa Mater é uma ONG que auxilia mães e grávidas que não tem condições financeiras de se alojarem. Nesse local, acontece um bazar onde a comunidade carente consegue roupas boas e quentinhas por um preço muito baixo e o valor da venda é revertido para a manutenção da casa.

Os bombeiros de Canoinhas, lembram que a Campanha do Agasalho não é uma ação exclusiva do Corpo de Bombeiros, mas de toda comunidade que, com muita solidariedade, ajudou muitas pessoas a se aquecerem nesse inverno. O Corpo de Bombeiro Militar de Canoinhas agradece e parabeniza a comunidade pela solidariedade com o próximo.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Já no litoral, sede do 13° Batalhão de Bombeiros Militar em Balneário Camboriú, a Campanha do Agasalho 2017 encerrou na última terça-feira (11/7), com a entrega dos donativos. Naquele batalhão, os bombeiros buscaram parceria com a Assistência Social do Município, que orientou que as entregas fossem feitas ao Lar de Idosos da Quinta Avenida. O lar atende pessoas idosas e de baixa renda que não tem condições de se manterem sozinhas.

Após a entrega, a guarnição de serviço permaneceu no local confraternizando com os idosos. Também foi realizada orientação quanto aos procedimentos de segurança e uso dos sistemas preventivos.

MORRO DA FUMAÇA

No dia 08 de julho o quartel de Morro da Fumaça, próximo a Criciúma, realizou a entrega dos donativos coletados durante a Campanha do Agasalho 2017. A campanha arrecadou roupas, calçados, cobertores e roupas de cama. Todos os donativos foram direcionados aos moradores do bairro CTG Herança do Velho Pai, e também à Cohab e Loteamento Barreiras.

IÇARA

No dia 14 de julho foi a vez do quartel de Içara realizar a entrega dos donativos, coletados durante a campanha. O Cabo PM RR Joceli Eufrásio se encarregou de receber os donativos e entregá-los aos moradores dos municípios do Meio- Oeste catarinense.