Câmara Técnica Florestal do CBMSC visita Centro de Estudos em Portugal

Bombeiros de Santa Catarina que compõem a Câmara Técnica de Incêndio Florestal visitaram o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), da Universidade de Coimbra, em Portugal, entre os dias 14 e 17 de agosto. O objetivo da visita técnica foi o intercâmbio de informações e a a realização de um acordo possibilitando o aprimoramento profissional de Bombeiros Catarinenses em cursos de especialização sobre Incêndio Florestal na Universidade de Coimbra.

Em Portugal, os Bombeiros Militares de Santa Catarina receberam um curso de segurança nas operações de incêndio, no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF) e presenciaram simulações do comportamento do fogo em vários equipamentos que simulam situações climáticas e de vegetação em que ocorre a propagação e intensificação das chamas, como no Túnel de Combustão, Mesa de Combustão de Declive e Vento e Túnel de Vórtices de Fogo. O laboratório é referência na Europa para estudo do comportamento do fogo nos incêndios florestais.

Por fim, foi firmado um compromisso entre o CBMSC e o CEIF para a assinatura de um Termo de Cooperação entre as instituições, com a finalidade de permitir o encaminhamento de profissionais do CBMSC para Portugal e de receber profissionais portugueses em Santa Catarina. Além disso, há a possibilidade de serem realizados cursos de pós-graduação de Mestrado e Doutorado na Universidade de Coimbra, sobre o tema Incêndios Florestais.

A delegação catarinense também percorreu as cidades atingidas por um grande incêndio florestal nos meses de julho e agosto deste ano. Eles foram acompanhados pelos profissionais do CEIF, em especial pelo Professor Dr. Xavier Domingos Viegas, uma das maiores autoridades européias no assunto. O incêndio florestal em questão foi o maior da história de Portugal e provocou a morte de 64 pessoas, entre elas 1 Bombeiro. Há ainda feridos nos hospitais da região, entre estes, três Bombeiros, um deles em estado grave. A área queimada foi superior a 45 mil hectares. As principais cidades/vilas atingidas foram Pedrógão Grande, Vila Facaia, Nodeirinho, Figueiró do Vinhos e Castanheira de Penha. Somente na Estrada Nacional 236-1 morreram 47 pessoas, hoje o local ficou conhecido como "Estrada da Morte". Os oficiais do CBMSC foram ao local onde o incêndio iniciou e também conversaram com vítimas, inclusive alguns que perderam familiares.

Foram realizadas visitas aos quartéis dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, instituição pública vinculada à Câmara Municipal (prefeitura), aos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera e ao GIPS (Grupo de Intervenção de Primeiro Socorro), grupo militar pertencente a GNR (Guarda Nacional Republicana), onde o Capitão Fernandes recebeu a delegação do CBMSC e do CEIF e fez uma apresentação da estrutura. O Comandante dos Sapadores de Coimbra, além de apresentar o quartel e as viaturas, ofertou a possibilidade do intercâmbio com o CBMSC, por meio dos treinamentos mensais realizados naquela unidade.

Os Oficias do CBMSC que realizaram as visitas foram o Tenente Coronel BM Jefferson de Souza, Major BM Walter Parizotto e 1º Tenente BM Glaycon Reitz.

Créditos: Jefferson de Souza – Tenente Coronel BM,  Câmara Técnica Florestal do CBMSC