Nesta terça-feira 28, a Câmara de Vereadores de Itajaí prestou uma homenagem, com entrega de moção honrosa ao bombeiro militar Evandro de Amorim, como forma de reconhecimento pelos inúmeros trabalhos prestados à sociedade conduzindo o cão de busca e resgate Ice. Em diversas ocorrências Ice foi fundamental para localizar vítimas soterradas ou perdidas. Durante a Operação Veraneio deste ano, o Sargento Evandro conduziu o cão em diversas abordagens preventivas e de resgate de pessoas que estavam sob risco de afogamentos.
O binômio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina chegou a ser acionado para atuar no estado de Minas Gerais, auxiliando no resgate de vítimas soterradas por conta do rompimento de uma barragem no município de Mariana.
Atualmente, o Sargento Evandro Amorim está na reserva remunerada. Nesse caso, Ice também esta afastado das atividades no Corpo de Bombeiros Militar, já que a atuação do cão é vinculada ao condutor. A proposição da solenidade de moção honrosa partiu da Vereadora Renata Narcizo, atuante no município de Itajaí em causas de proteção aos animais.
Informações: Soldado BM Thiago Evandro Amorim