Câmara de Florianópolis concede Moção de Aplausos a sargento do BOA

Na última terça-feira, 4, o 1º sargento Rubens Ataíde de Aguiar do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) recebeu na Câmara de Vereadores de Florianópolis uma Moção de Aplausos do Poder Legislativo Municipal.

0605 BOA

No dia 26 de fevereiro de 2021, por volta das 18h, o sargento Aguiar estava em horário de folga em um momento de lazer juntamente com sua esposa na faixa de areia da Praia da Barra da Lagoa em Florianópolis. Ele foi surpreendido por uma cena típica de afogamento, onde um grupo de pessoas estavam sendo arrastadas pela corrente de retorno próximo as pedras do farol em direção ao mar aberto, sendo uma criança e quatro adultos.

Naquele momento, ele atirou-se na água sem possuir nenhum equipamento e deu início a operação de resgate e salvamento das vítimas. A ocorrência exigiu grande esforço, pois além das adversidades do local sinalizado, inclusive com bandeira e placa de local perigoso, o número considerado de vítimas requeria cuidados com a própria vida. Com coragem e determinação numa atuação rápida e eficiente, ele pode evitar o que possivelmente se tornaria uma tragédia e garantiu a sobrevivência de todos, possibilitando o retorno ao aconchego de seus lares e seus familiares.

Esse ato ilustra o preparo, a abnegação e a importância de nossos profissionais para o cidadão Catarinense. O BOA tem orgulho em poder contar com grandes profissionais, como o 1º sargento Aguiar, em seu efetivo.

Texto: 3º sargento Ricardo Bitencourt
Imagens: BOA CBMSC