Cabo Fumagali e Cão Hunter recebem homenagem da Câmara de Curitibanos

Na noite do dia 2, segunda-feira, o cabo Ronaldo Fumagalli e o cão Hunter, do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, foram homenageados na Câmara de Vereadores de Curitibanos. Foi realizada uma Moção de Congratulações pelos relevantes serviços prestados à comunidade curitibanense e em especial, ao Cabo Ronaldo Fumagalli por sua participação na operação de resgate de militares vitimados no incêndio ocorrido no dia 14 de julho, que atingiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública do governo do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

0908 Curitibanos

A Moção foi estendida também ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com sede em Curitibanos. “O momento é oportuno, porém, para estender nossas considerações e profunda gratidão a todos os bombeiros militares e comunitários que atuam em Curitibanos, vez que diariamente se empenham em prestar um serviço de atendimento emergencial com eficiência e rapidez. São inúmeros casos que exemplificam o esforço e desprendimento da corporação em honrar com o lema “Vida alheia e riquezas a salvar”, explicou a Vereadora Vilma Fontana Maciel, autora da moção.

0908 Curitibanos 1

Estado de Santa Catarina
Câmara de Vereadores de Curitibanos

Moção de Congratulações n.º 18/2021

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES

A Câmara de Vereadores, com amparo no Regimento Interno, requer, após ouvido o Plenário, que seja encaminhada MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao Corpo de Bombeiros Militar e Comunitário de Curitibanos, pelos relevantes serviços prestados a comunidade curitibanense e em especial, ao Cabo Ronaldo Fumagalli por sua participação na operação de resgate de oficiais militares no incêndio ocorrido em Porto Alegre.

Na noite de 14 de julho, na cidade de Porto Alegre, um incêndio atingiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública do governo do Estado, na Avenida Voluntários da Pátria. Participaram do combate às chamas todas as guarnições do Corpo de Bombeiros da Capital, além de reforços de Canoas, São Leopoldo, Eldorado do Sul e São Sebastião do Caí. Infelizmente, durante a operação, dois oficiais militares desapareceram. Para o resgate, que contou com o trabalho de mais de cem servidores envolvidos, foi convocado o cabo Ronaldo Fumagalli e o labrador Hunter, da guarnição de Curitibanos e na tarde do dia 21 de julho, foi possível a localização de uma das vítimas.

Esta foi mais uma demonstração de trabalho eficiente, executado por militares do 2º BBM de Curitibanos, em operação de resgate, assim como foi em Brumadinho em 2019, ambas com ampla divulgação pela mídia, merecendo também, o reconhecimento desta Casa, em nome de toda a nossa população.

O momento é oportuno, porém, para estender nossas considerações e profunda gratidão a todos os bombeiros militares e comunitários que atuam em Curitibanos, vez que diariamente se empenham em prestar um serviço de atendimento emergencial com eficiência e rapidez. São inúmeros casos que exemplificam o esforço e desprendimento da corporação em honrar com o lema “Vida alheia e riquezas a salvar”.

Entendemos que os serviços prestados pelos bombeiros militares e comunitários vão além dos que lhes são pertinentes a função, vez que carregam consigo o comprometimento de um final feliz. Sabemos de igual forma, que a vida real é formatada pela dor da perda, em muitos níveis, cujos desfechos e resoluções muitas vezes, estão além da capacidade humana.

Porém, a presença corajosa de cada um destes servidores aliada ao espírito humanitário que lhes são próprios, ajuda a restabelecer a fé naquilo que parece estar perdido. Levam consigo a luz tênue da esperança, onde a tristeza deixa marcas que o tempo jamais apagará. No momento mais difícil, surge a grandeza do coração humano, que se reconhece irmão daquele que sofre, e em desprendimento e coragem, colhe para si a responsabilidade de servir de forma incondicional. É assim que trabalham os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e Comunitário de Curitibanos.

A Câmara de Vereadores, através desta Moção de Congratulações, externa seu reconhecimento e gratidão ao trabalho desempenhado pelo Corpo de Bombeiros Militar e Comunitário, na certeza de suas ações contribuem efetivamente para a preservação da vida humana.
Que seja dado conhecimento desta Moção de Congratulações ao Corpo de Bombeiros Militar, através de seu Comandante, Tenente-Coronel BM Willyan Fazzioni, a Associação de Bombeiros Comunitários, através de seu presidente, senhor Amarildo Niles e em especial, ao cabo Ronaldo Fumagalli, por sua atuação na operação de resgate em Porto Alegre - RS.

“A vida é perene e breve, somos um sopro de vida, mas somos fortes e incansáveis na busca, pois onde houver esperança lá estaremos, e se está não houver mais, nós a levaremos. Somos e seremos para todo o sempre BOMBEIROS.” (Jackson Chevalier Pinto Mourão)

Nestes Termos
Pede Deferimento

Curitibanos, 27 de julho de 2021.

De autoria:

Vilma Natalina Fontana Maciel

Vereadores que subscrevem:

Adriano Stedile de Souza                                    Alain Douglas Agostini Antonio
Giancarlo Almeida Schveitzer                             Jair Wanderlei Arruda Pereira
Jurandir de Matos                                               Lisiomar Popinhak França
Lucas Lazzarotto Guidi                                       Lucinéia Ventura Amorim
Paula Kelli Ferreira Faedo                                  Rafael Cardoso Valim
Sergio Emilio Schüssler                                      Vinicius Eduardo Andrade

0908 Curitibanos 2

0908 Curitibanos 3