Buscas permanecem: trabalho do CBMSC com cães em Mariana-MG

CLIQUE AQUI para ver estas e outras imagens do trabalho com cães do CBMSC.

As buscas por desaparecidos continuam em Mariana-MG (clique aqui para saber mais ), e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina permanece em apoio às equipes no local. Desta vez o binômio enviado (cão e condutor) é formado pelo Cabo BM Ronaldo Fumagalli (Curitibanos) e a cadela Find, transportados pela equipe do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), com a aeronave Arcanjo-02 (avião).

A área onde os militares e os cães de busca atuam foi atingida pelos rejeitos de minério de ferro, água e areia das barragens de Fundão e Santarém (da empresa Samarco), que ficam no Subdistrito de Bento Rodrigues. Ainda há desaparecidos.

Já participaram das buscas o 1° Tenente BM Alan Deley Cielusinsky com o cão Tchak (Xanxerê); o 2° Sargento BM Evandro Amorim, com o cão Ice (Itajaí); o Cabo BM Leonardo, com o cão Arcanjo (Blumenau) e o Cabo BM Rodrigo Bonaldo Rafael (Criciúma) e a cadela Mel.

De acordo com o 1° Tenente BM Alan, esta é uma situação que ele jamais havia presenciado, tanto pelas proporções do acidente quanto pelas condições do cenário de busca: “a maior dificuldade é o terreno às margens do rio: temos que ficar atentos para não perder o cão de vista durante a busca pois há muitos destroços e o solo é instável. Considero uma operação de risco muito elevado”, descreve. Ele esclarece que apesar da complexidade da operação, os cães são habituados com situações semelhantes em seu treinamento, são familiarizados com o barulho e a vibração das aeronaves e realizam buscas em ambientes diversos.

Os cães do CBMSC apontaram vários locais com possível localização de vítimas.

Confira o depimento do 2° Sargento BM Amorim:

Créditos: CCS do CBMSC