Brusque tem aula inaugural do curso à distância de Proteção e Defesa Civil

Na noite da segunda-feira, 02, no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) - campus Brusque, aconteceu a aula inaugural do curso de Proteção e Defesa Civil, em sistema de Educação à Distância (EaD), para bombeiros militares, comunitários e alunos bombeiros comunitários da circunscrição da 3ª Companhia de Bombeiro Militar (CBM), que engloba as cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Este curso é uma parceria entre a CBM de Brusque, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Blumenau e a Secretaria de Estado da Defesa Civil, sendo pioneiro no estado.

O objetivo principal deste curso é capacitar os integrantes para atuarem de forma eficaz na gestão de riscos e desastres. É um diferencial na formação dos nossos bombeiros, principalmente dos alunos do Curso de Formação de Bombeiros Comunitários, que estão iniciando o processo de aprendizagem e adaptação dentro da corporação.

A aula magna teve como instrutores o diretor de Gestão de Educação da Secretaria de Estado da Defesa Civil, coronel da reserva remunerada Alexandre Corrêa Dutra, que relatou a função, estrutura e um histórico da Defesa Civil catarinense, explanando sobre os principais eventos ocorridos em nossa região e o quanto isso mudou a nossa forma de pensar em proteção e Defesa Civil, além da gerente de Inteligência e Produção Acadêmica, Professora Doutora Maria Hermínia Schenkel, que apresentou um histórico sobre educação a distância no mundo e a interface do ambiente virtual do site da Defesa Civil.

Também estiveram presentes o comandante da 3ª CBM, capitão Jacson Luiz de Souza, que na ocasião também se encontra na situação de aluno, diretor-geral do IFC Campus Brusque, Eder Aparecido de Carvalho, que gentilmente cedeu o espaço para a realização da aula, e o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil - Regional Blumenau e tutor do referido curso, cabo Fabrício da Costa Lopes.

Texto: Sargento Carlos Rodrigo DA SILVA
Fotos: Sargento DA SILVA e Cabo LOPES