Bombeiros treinam técnicas de intervenção em áreas de deslizamento

No dia 02 de agosto de 2017 foi realizado na cidade de Xanxerê, sede do 14º Batalhão de Bombeiro Militar, uma instrução de Intervenção em Áreas Deslizadas, envolvendo as equipes das Forças-tarefa do 14º BBM (Xanxerê) e do 6º BBM (Chapecó).

As atividades foram divididas em dois períodos para melhor aproveitamento do tempo. Na parte da manhã, foram aplicadas técnicas para aprimoramento do uso de desmanche hidráulico e da mini-retroescavadeira, no Parque de Exposições da cidade, Já no período vespertino, no Centro de Referência em Desastres, os trabalhos foram concentrados no escoramento com uso de tecido geotêxtil, longarinas e pontaletes metálicos.

A instrução foi eminentemente prática e teve como objetivo proporcionar aos Bombeiros Militares integrantes das Forças-tarefa a oportunidade de manusear no terreno acidentado os utensílios necessários ao resgate em situações de deslizamento de terra.

São situações, técnicas e táticas que por não fazerem parte da rotina institucional, precisam ser treinadas, para que haja preparo dos profissionais quando forem acionados para ocorrências envolvendo desastres naturais.

Outro objetivo foi o entrosamento entre as duas equipes, que, por serem de batalhões vizinhos, conforme previsão da diretriz que regula a atuação da Força-tarefa, são as primeiras a serem acionadas para apoio mútuo.