Um bebê de apenas três dias foi salvo graças às orientações prestadas com eficiência e profissionalismo por parte da equipe do Corpo de Bombeiros Militar e SAMU de Dionísio Cerqueira. O fato aconteceu por volta das dez da noite do último sábado (7/10), quando o COBOM- Centro de Operações Bombeiro Militar, do quartel de Dionísio Cerqueira, recebeu a ligação, desesperada, da mãe da criança. Ela relatou que o filho recém nascido tinha se engasgado com o leite materno e não estava respirando.
Imediatamente, por telefone, os atendentes repassaram orientações à mãe sobre os procedimentos que deveria fazer na tentativa de desobstruir as vias aéreas e permitir o retorno da respiração do menino. Depois de alguns “tapinhas” nas costas e com o posicionamento correto, o bebê voltou a respirar. Ao mesmo tempo, uma ambulância foi deslocada à residência da família para verificar o quadro de saúde do bebê. No local, a mãe relatou que graças às orientações recebidas por telefone, conseguiu executar as manobras e salvar a vida do próprio filho.
Em Dionísio Cerqueira, a Unidade Básica do SAMU está instalada dentro do quartel da 2ª Companhia de Bombeiro Militar e as equipes atuam de forma conjunta. Muitas vezes, o atendimento é feito com equipes mistas já que a maioria dos funcionários do SAMU também é Bombeiro Comunitário.
Atenderam a ocorrência o Cabo BM Davi Casagrande Júnior e o Bombeiro Comunitário e motorista do SAMU, Samuel Carlos da Silva Ribeiro.
Créditos: Sargento José Carlos Cândido- B5 Dionísio Cerqueira.