Por volta das 8 horas da quinta, 27, a equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Bom Retiro foi acionada para atender a uma ocorrência de resgate envolvendo uma novilha que caiu em um barranco e não conseguia sair de lá sozinha.
A novilha encontrava-se aproximadamente a 50 metros de altura do local plano, sendo o terreno íngreme e de difícil locomoção.
Uma vez analisada e definida a melhor rota de extração do animal, foi necessário carregá-lo com auxílio do proprietário e de funcionários do sítio, por alguns metros, até chegar ao ponto mais íngreme e difícil do resgate, um barranco com cerca de 25 metros de altura.
Naquele local, foi realizada a montagem de um sistema de redução de forças, com o equipamento de salvamento em altura, para realizar o içamento do animal. Após isso, o animal foi carregado por cerca de 100 metros, até chegar a um local seguro e plano, onde foi colocado em um trator para ser transportado até os cuidados do proprietário.
O resgate durou em torno de 2 horas 30 minutos e foi feito pela equipe de plantão da AR-170 composta pelo soldado Dalmolin, bombeiro comunitário Santos e bombeiro comunitário Mariana.