PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (359 palavras)

BOMBEIROS REALIZAM PARTO EMERGENCIAL EM CUNHA PORÃ

Na madrugada de quarta-feira, 20, por volta das 03h47min, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Cunha Porã foi acionada para atender uma mulher de 24 anos, que estaria na 30ª semana de gestação. 

Ao chegarem ao local, os socorristas encontraram a paciente consciente e orientada, deitada de barriga para cima no sofá de sua residência. Foi identificado que o trabalho de parto já havia se iniciado e que se tratava de um parto pré-termo com apresentação pélvica, uma situação que apresenta riscos adicionais.

O parto ocorria em um apartamento no 3º pavimento de um prédio sem elevador e com escadarias estreitas, o que tornava extremamente arriscado o transporte da mãe com o bebê no canal de parto.


Diante da urgência da situação, um socorrista segurou o bebê pelo tórax, logo abaixo das axilas, dando suporte às escápulas, e realizou movimentos para deslocá-lo em direção à mãe, elevando-o. Em apenas dois movimentos de empurrar da mãe, houve o nascimento completo do bebê, um menino, que apresentava respiração e batimentos normais.

O bebê foi imediatamente envolvido em uma manta térmica para preservar sua temperatura e colocado junto ao seio da mãe para estimular a amamentação. Após realizar os procedimentos necessários no local, mãe e bebê foram conduzidos ao pronto-socorro do hospital de Cunha Porã, onde todas as informações foram repassadas à equipe médica.

O rápido e eficiente atendimento prestado pelos bombeiros militares foi fundamental para garantir a saúde e a segurança da mãe e do bebê em uma situação de extrema urgência. A ação exemplar desses profissionais demonstra o compromisso e a dedicação em servir à comunidade, mesmo diante das mais desafiadoras circunstâncias. 


Créditos:
Texto: cabo Evandro dos Santos
Imagens: Divulgação CBMSC/Cunha Porã
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193