PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (190 palavras)

Bombeiros realizam Curso de Intervenção em Áreas Deslizadas

Durante a semana de 02 a 06/10, foi realizado em Xanxerê, no Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o Curso de Intervenção em Áreas Deslizadas (CIAD), com a participação de 23 bombeiros dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

 

Ao longo do curso, os Bombeiros receberam instruções teóricas e práticas de mecânica dos solos, segurança nas operações, escoramento, técnicas de desmanche, entre outros. Levando-se em consideração o relevo acidentado de Santa Catarina e o histórico de ocorrências graves envolvendo deslizamentos de terra, em especial a tragédia de 2008 no Vale do Itajaí, aprender a lidar com esse tipo de situação é fundamental para a atividade bombeiril.

 

 

O CIAD é fundamental para a divulgação das informações e técnicas aprendidas, pois os Bombeiros Militares formados são também formadores em seus respectivos quarteis, fomentando o atendimento com segurança e eficiência em ocorrências de deslizamentos, que podem ser extremamente perigosas tanto para as vítimas quanto para os Bombeiros.

 

 

Créditos:

Texto: Tenente BM Fillipi Pamplona

Fotos: C BM Jacques Romão e Sd BM Pablo Panatta

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193